VI Fórum Norte Gaúcho da Soja acontece em Ipiranga do Sul

Evento contará com informações importantes sobre a cultura

O Centro Esportivo Municipal de Ipiranga do Sul será palco, no dia 27 de setembro, da 6ª edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja. O evento, que tem como objetivo levar informações estratégicas para os produtores rurais sobre a soja, considerada a mais importante cultura agrícola do país, com grande representatividade na produção e exportação brasileira do agronegócio. Ipiranga do Sul foi o município escolhido para sediar o evento por ser o Berço do Plantio Direto e suas altas produtividades nessa cultura.

O VI Fórum Norte Gaúcho da Soja é uma promoção e realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Faculdade Ideau.

Um economista e quatro nomes importantes da cultura da soja serão responsáveis por repassar conhecimento aos mais de 500 produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes que são esperados para o evento que inicia às 8h, e encerra às 16h30min. Entre eles estão os engenheiros agrônomos: Carlos Alberto Forcelini, Kassiana Kehl, Leila Maria Costamilan e José Eloir Denardin, e o economista Antônio da Luz.

O evento conta com os seguintes patrocinadores: Olfar como Patrocinador Diamante, Sicredi, Bayer, Banco do Brasil, Cotrijal, Ubifol, Pioneer e Aerodinâmica.

As inscrições antecipadas podem ser realizadas no Sindicato Rural de Getúlio Vargas e através do link: https://forumnortegauchotrigomilho2019.eventbrite.com.br. O valor da inscrição antecipada é R$ 45,00 e no dia do evento R$ 55,00, com direito a almoço e coffe break.

PROGRAMAÇÃO

8h Recepção e Credenciamento

8h45min Abertura Oficial

9h Palestra Doenças da Soja: Preparação para a Safra de Soja 2020

Palestrante Carlos Alberto Forcelini

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitopatologia, foi professor e pesquisador da UPF por 35 anos. Atualmente pesquisador independente

10h Palestra Manejo de Podridão Radicular de Fitóftora em Soja

Palestrante Leila Maria Costamilan

Engenheira agrônoma e Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora da Embrapa Trigo, Fitopatologista atuando no controle de doenças de soja, especialmente ferrugem, podridão radicular de fitóftora e podridão parda da haste.

10h45 Palestra Compactação e Adensamento do Solo – Caracterização, Solução e Prevenção

Palestrante José Eloir Denardin

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Doutor em Agronomia, com concentração em Solos e Nutrição de Plantas. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, desde abril de 1976, onde atua em Agricultura Conservacionista, com linhas de pesquisa em Manejo e Conservação do Solo e da

Água, com ênfase no aprimoramento e desenvolvimento do sistema plantio direto. Foi consultor da FAO em Moçambique, para assuntos afetos à Agricultura Conservacionista. Possui mais de 260 publicações em livros, capítulos de livros, revistas indexadas, revistas técnicas, veículos técnicos e científicos online, anais de eventos técnico-científicos.

12h15 Almoço

13h30 Premiação 2º Concurso Regional de Produtividade de Soja 2018/2019

14h Palestra Resultados do Ensaio de Cultivares em Rede de Soja Safra 2018/2019 – Região Norte do Estado do RS

Palestrante Kasiana Kehl

Engenheira Agrônoma, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo. Coordenadora da Unidade de Pesquisa da Fundação Pró-Sementes.

14h45 Palestra Análise e Perspectivas para o Mercado de Soja

Palestrante Antônio da Luz

Economista, Mestre em Economia e Doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros. Atua como Economista-Chefe do Sistema Farsul e também Professor Titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM. Atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, etc. Foi eleito em 2017 como Economista do Ano pelo Corecon-RS.

16h Encerramento

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS