Vereadores encaminham moção solicitando o adiamento do Enem 2020

Preocupados com a situação atual da educação devido a pandemia do Covid-19, os vereadores Alessandro Dal Zotto (PSB) e Sandra Picoli (PCdoB), apresentaram na sessão de segunda-feira (18/05), moção a ser encaminhada ao Presidente da República, Ministro da Educação e ao MEC solicitando o adiamento do Enem que está previsto para os dias 1º e 8 de novembro de 2020. A moção foi subscrita pelo vereador André Jucoski (PDT).

As aulas da rede pública e privada estão suspensas desde março, e algumas escolas continuam aplicando aula de forma online, mas que segundo os vereadores, não concentra um aprendizado justo. “Conforme o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2019, apenas 45,7% das instituições de ensino de educação básica possuem biblioteca ou sala de leitura. Além do mais, pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. Entre as classes menos favorecidas, o acesso é ainda mais restrito”, comenta Dal Zotto.

“Considerando a flagrante desigualdade social e educacional no Brasil, manter as datas de aplicação do Enem 2020 para o mês de novembro afigura-se não somente uma exorbitação do poder regulamentar do Executivo, mas também um atentado aos princípios constitucionais”, enfatiza Sandra.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS