Vereadora Sandra Picoli propõem fim de voto secreto na Câmara de Vereadores

A vereadora Sandra Picoli, do PCdoB, protocolou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal que visa acabar com o voto secreto nas deliberações da Câmara de Vereadores. Se aprovado, fica vedado aos parlamentares a prática de votar matérias de forma sigilosa.

De acordo com a vereadora, isso dará maior transparência aos atos políticos da Câmara, além de contribuir, de forma mais eficaz, com o fortalecimento do processo democrático. “O voto aberto representa uma grande conquista para a democracia, pois os eleitores vão conhecer o posicionamento dos seus representantes”, comenta.

A proposição da vereadora tem o objetivo de estabelecer, definitivamente, no âmbito do Poder Legislativo local, o princípio da transparência. “Nós, parlamentares, devemos dar o exemplo ao povo que nos elegeu e cobra-nos posições bem claras acerca dos mais variados temas dando maior claridade as nossas decisões. ”

Sandra fala ainda que o voto aberto já é realidade em outras Câmaras Municipais brasileiras. “Por esse motivo faz-se necessário que estejamos em sintonia com os demais poderes legislativos do país, para que caminhemos juntos rumo a uma democracia mais justa e igualitária,” finaliza.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS