Vereador solicita ao município que suspenda reajuste e aumente descontos para pagamento antecipado do IPTU

O Vereador Claudemir Araújo protocolou na Câmara de Vereadores um pedido de providências solicitando que o poder público suspenda o aumento do IPTU e aumente os descontos para pagamento antecipado do imposto em. A prefeitura ainda não divulgou o percentual de reajuste para 2022.

Na justificativa o vereador diz que é de conhecimento de todos que a população enfrenta os reflexos da pandemia do COVID-19 na economia.  Segundo ele, muitas empresas fecharam suas portas e consequentemente muitos pais de família perderam seus empregos e consequentemente a sua fonte de renda.“ Entendemos que a suspensão do reajuste e consequentemente o congelamento do IPTU 2022, ajudará o setor produtivo a superar dificuldades e na retomada da economia da cidade, assim como atenderia os anseios dos contribuintes que passam por dificuldades” afirma o vereador.

Araújo cita o exemplo de Porto Alegre aprovou um projeto na Câmara de Vereadores congelando o IPTU da Capital entre 2022 e 2025. “O aumento da carga tributária, principalmente do IPTU, no caso local, tem a forte consequência na diminuição do poder aquisitivo, fato que além de afetar a dignidade da pessoa humana, influenciará de forma severa no comércio local. A economia é uma roda, o aumento no IPTU, com certeza, levará a diminuição dos já escassos recursos, principalmente da população mais pobre, e terá como um resultado óbvio a diminuição de compras. A diminuição de compras no comércio local, por claro, diminui a arrecadação e o município também deixa de ganhar” concluiu o vereador.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS