Vereador Gilson Serafin presta homenagem a Rodolpho Girardello com nome de rua

Na última segunda-feira (2), durante a sétima sessão ordinária de 2018, o Legislativo erechinense aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo que denomina rua de Erechim de Rodolpho Girardello – Metalúrgico. De autoria do vereador Gilson Serafin (PSD), a proposta estabelece a nova nomenclatura da via localizada nos loteamentos Panorâmico e Fellipio (2 a 6). A família do homenageado esteve presente na sessão e recebeu do proponente uma placa formalizando a congratulação.

Rodolpho Girardello nasceu no dia 4 de maio de1895, em Carangola (MG), e começou sua família no município gaúcho de Lagoa Vermelha, quando casou-se, em 1926, com Hermínia Salomoni Girardello. Da união, nasceram os filhos Xenes, Olarico Ângelo, Avani Lizete, Luiz Filomeno, Terezinha Gládis e Ivete Judite. Juntamente com seu irmão Cipriano, criou em Getúlio Vargas a mais antiga fundição da região, que em 1932 se estabeleceu em Erechim, a Girardello Horvath Cia. LTDA. No recém-criado empreendimento, desenvolviam produtos e peças para reposição com fundição e uso de torno mecânico, além de fundir peças para serrarias e máquinas de carpintaria e olaria.

De acordo com Serafin, a homenagem trata-se de um reconhecimento a um cidadão que se dedicou incansavelmente a família e a comunidade erechinense, participando e colaborando com atividades comunitárias, sempre objetivando integrar a população. “Rodolpho deixou um legado de espírito desbravador e de entusiasmo pela vida, assim como a atividade metalúrgica, que continua sendo muito importante para nossa cidade e região, bem como os ensinamentos profissionais passados a muitas pessoas que viriam a desenvolver seus próprios negócios no ramo”, destaca o parlamentar.

Rodolpho Girardello faleceu no dia 20 de setembro de 1987, aos 92 anos de idade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS