Vereador Ale Dal Zotto solicita melhorias na iluminação pública do município

Uma das mais frequentes queixas da comunidade erechinense diz respeito à qualidade da iluminação pública oferecida atualmente. São muitos os trechos do município em que a luz é insuficiente ou mesmo inexistente, o que coloca em risco a integridade das pessoas que circulam por esses lugares. Ciente de que esta área necessita de uma série de melhorias urgentes, o vereador Ale Dal Zotto (PSB) solicitou ao Poder Executivo, na sessão ordinária da última segunda-feira (7), a substituição das lâmpadas utilizadas hoje por lâmpadas de LED, bem como investir em energia solar para abastecimento dos postes. A proposição foi aprovada por unanimidade na Casa.

De acordo com o parlamentar, uma cidade que acaba de comemorar seus 100 anos, como Erechim, deveria estar mais bem cuidada, sobretudo em uma área tão relevante como a iluminação pública. Segundo Dal Zotto, não são poucos os problemas que se apresentam: lâmpadas que queimam facilmente e permanecem acesas durante o dia, o que encarece a conta do contribuinte que paga uma taxa pelo serviço. “Ainda pela questão de segurança, que hoje é um anseio muito forte de nossa sociedade, quanto mais iluminadas as vias, menos chances de ocorrerem situações como assaltos”, afirma o edil.

Dal Zotto explica que, inicialmente, a mudança poderia ocorrer nas duas principais avenidas da cidade, a Sete de Setembro e a Maurício Cardoso. A ideia é que, em até cinco anos, todo o município seja contemplado com a nova e econômica iluminação. “As lâmpadas que vemos nos postes estão defasadas. Sugerimos a colocação de lâmpadas de LED, aproveitando a energia solar por meio de placas fotovoltaicas, que transformam essa energia captada em energia elétrica, oi que nos próprios postes com LED se invista em energia renovável e sustentável, sustentando o meio ambiente”, reforça.

Para que haja uma adesão mais rápida e efetiva desta medida – inclusive por pessoas físicas e jurídicas, que podem adotar este tipo de energia em suas residências e estabelecimentos –, o vereador sugere ao município que proceda com algum incentivo, como, por exemplo, desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e no Imposto Sobre Serviços (ISS). “É urgente que entremos para o rol dos municípios que preservam e são amigos do meio ambiente. A energia solar pode e deve ser aproveitada em favor da comunidade, é uma energia limpa”, completa Dal Zotto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS