Usina de Itá também sente os efeitos da estiagem e opera com 40% da capacidade máxima

A falta de chuva em todo o Sul do Brasil está afetando a produção de energia elétrica em diversas usinas, incluindo Itá e Machadinho. Nessa semana, o alerta feito pelo Governo Federal é de que os problemas devem se agravar e os custos de produção aumentar devido a necessidade de buscar alternativas para evitar um racionamento.

Segundo as informações divulgadas em tempo real pela empresa responsável na operação das usinas de Itá e Machadinho, a queda é sensível na produção devido a redução do volume útil de água armazenada.

Na usina hidrelétrica de Itá o volume de útil de água está em menos de 55%. A unidade que pode produzir 1450 megawatts está operando com capacidade reduzida. Nesse período de crise hídrica provocada pela falta de chuva a usina está produzindo nesta quinta-feira, dia 2, apenas 561 megawatts, ou seja, está operando com apenas 40% da capacidade máxima instalada.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) é responsável pelo controle e produção de energia elétrica em todas as usinas do País, conforme a demanda.

 

Fonte: Atual FM

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS