Unimed Erechim realiza 1ª Semana Virtual de Segurança do Paciente da Rede Prestadora

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, 17, a Unimed Erechim realizou nos dias 15 e 16 de setembro, a 1ª Semana Virtual de Segurança do Paciente da Rede Prestadora. A cooperativa proporcionou duas noites de conversas amplas, sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No evento, foram compartilhadas boas práticas dos prestadores, com a participação do fundador e CEO da Safety4me, Dr. Salvador Gullo Neto, diretamente de San Diego, Califórnia.

A abertura foi realizada pelo diretor Administrativo da Unimed e diretor Clínico do Hospital Unimed, Dr. Elcio Zanardo. Em sua fala, ressaltou que a Unimed busca incentivar junto à Rede Prestadora a melhoria da qualidade assistencial, seja ela por meio de capacitações, eventos educativos ou visitas técnicas, de modo a oportunizar um atendimento de excelência aos beneficiários.

O encontro virtual foi mediado pela coordenadora Assistencial do Hospital Unimed, Cristiane Macioroski, e pela analista Administrativa do Hospital Unimed Erechim, Giseli Rodrigues.

A importância do cuidado

Conforme Dr. Salvador, a revisão dos protocolos de segurança é fundamental para que não ocorram falhas no atendimento, além de ser uma boa oportunidade de fomentar maior engajamento do paciente com a equipe.

Para o presidente da cooperativa médica, Luiz Felipe Barreneche Leães, uma jornada de saúde segura é o resultado do cumprimento dos protocolos estabelecidos para cada etapa do processo de atendimento ao paciente. Isto inclui torná-lo consciente desse processo, incentivando que seja protagonista de seu cuidado. “Ao fomentarmos o debate sobre este tema, acreditamos estar contribuindo para uma cultura de segurança, aprimorando assim, a qualidade da assistência oferecida”, explica.

Neste ano, a Unimed Erechim fortaleceu suas práticas voltadas à segurança do paciente, por meio de treinamentos e até mesmo a disponibilização de um aplicativo, o Safety4me. Na ferramenta é possível aprender quais aspectos envolvem a segurança do paciente, reportar eventos adversos e avaliar o atendimento recebido.

Práticas para uma jornada de saúde segura

As Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente visam minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo assim na melhoria da atenção oferecida nos serviços de saúde. Saiba quais são elas:

Meta 1 – Identificação correta dos pacientes – No encontro virtual promovido pela Unimed Erechim, esta meta foi abordada pela Gestora das Unidades de Erechim da Clínica Radiológica da Cidade de Passo Fundo Ltda – Kozma, Fernanda Prates

Meta 2 – Comunicação entre os profissionais da saúde – Apresentada pela Secretária da Clínica de Fisioterapia Inovare Serviços de Saúde Ltda, Verônica Cristina Dalsasso

Meta 3 – Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos – Abordada pela Farmacêutica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Michele Kucmanski

Meta 4 – Cirurgia Segura – Apresentada pela Enfermeira do Hospital de Caridade, Ângela Maria Pertussati

Meta 5 – Higienização das Mãos – Abordada pela Técnica de Enfermagem do Laboratório Proanálise, Zaira Festugato

Meta 6 – Prevenção de Quedas e Lesão por Pressão – Apresentada pela Enfermeira do Hospital São Roque de Getúlio Vargas, Elizandra Bieseki

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS