Unimed Erechim é premiada em Brasília por Excelência de Gestão

Prêmio nacional da Sescoop mostra transparência e austeridade da cooperativa

Na noite de terça-feira, 21, a Unimed Erechim recebeu o Troféu Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, em Brasília. A premiação é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

Promovida a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.

O Sescoop avaliou as cooperativas conforme seu nível de maturidade no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) que são três: Primeiros Passos para a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágio inicial de um programa de melhoria da gestão; Compromisso com a Excelência – aplicável às cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à Excelência – aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e cujos resultados já demonstram competitividade.

A avaliação foi realizada por meio de questionários denominados ‘Diagnóstico’ e ‘Autoavaliação’, que analisam, respectivamente, o atendimento à legislação cooperativista, a governança e a gestão praticadas, bem como os resultados financeiros dos últimos três anos e outros resultados solicitados nos últimos três períodos de medição. Os questionários e o sistema web foram desenvolvidos pelo Sescoop com base no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e adaptados às realidades das cooperativas.

A Unimed Erechim passou por cinco etapas até conquistar a premiação. A 1ª etapa aconteceu de 2 a 13 de maio deste ano, quando atingiu a pontuação necessária para seguir adiante no quesito Diagnósticos. A 2ª etapa, de 15 a 31 de maio, foi relativa ao questionário “Autoavaliação”. A 3ª etapa de 1º a 16 de junho selecionou as cooperativas das três categorias inscritas para serem visitadas pelos avaliadores que analisaram a regularidade fiscal, a regularidade com o Sescoop e a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). A 4ª etapa foi a visita dos avaliadores para validação das informações fornecidas nos questionários ‘Diagnósticos’ e ‘Autoavaliação’ bem como outras pertinentes ao processo de avaliação da gestão e da governança entre 3 de julho e 25 de agosto.  A 5ª etapa aconteceu de 2 a 7 de outubro, com a visita dos avaliadores.

A pontuação final foi calculada com base nas cinco etapas descritas, determinando a faixa de reconhecimento: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência – e em cada uma delas, as cooperativas premiadas podem ser Ouro, Prata ou Bronze.

A Unimed Erechim recebeu o Troféu Prata, na categoria Primeiros Passos para a Excelência, validada por uma banca julgadora no dia 31 de outubro. O custo da viagem, para os premiados, foi absorvido pelo Sescoop.

Conforme o presidente da cooperativa, Alcides Mandelli Stumpf, “a Unimed Erechim integra com muito orgulho o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e atua com foco e determinação na busca do novo cooperativismo, da eficiência na gestão, da inovação e da competência empresarial. Esta premiação se soma a outras que temos recebido e nos estimula a prosseguir”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS