UFFS produz álcool glicerinado antisséptico para doação a entidades do Alto Uruguai gaúcho

Defesa Civil de Erechim já recebeu 160 garrafas do produto, repassadas para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está produzindo álcool glicerinado antisséptico 80% para doação a entidades do Alto Uruguai gaúcho. Em dois dias de trabalho, uma equipe da Instituição produziu 235 litros do produto. As primeiras 160 garrafas foram entregues à Defesa Civil de Erechim na última quinta-feira (2). O material foi repassado para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, que fará a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde.

A equipe envolvida na execução é multidisciplinar e conta com professores e pesquisadores de diversas áreas de formação: químicos, engenheiros agrônomos, engenheiro de alimentos, engenheiros ambientais, engenheiro agrícola e zootecnista. A ação também tem o apoio de diversas empresas, que doaram vários materiais.

– A intenção foi contribuir de alguma forma, pois a UFFS dispõe de pessoal capacitado e uma infraestrutura de laboratórios preparada – explica a professora Paola Milanesi, uma das docentes envolvidas na ação. – Embora tenhamos uma ampla infraestrutura de laboratórios, a falta de matérias-primas para a produção do álcool glicerinado foi um pequeno entrave. A partir daí, buscou-se formas para viabilizar essa ação.

Assim, uma rede de solidariedade foi criada. A Prefeitura de Erechim fez a doação de peróxido de hidrogênio – reagente que confere ao álcool a ação antisséptica, auxiliando a matar os micróbios e conferindo também maior validade do preparado. Depois, por meio de uma cooperação entre a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e a Defesa Civil, conseguiu-se 200 litros de álcool etílico 96° GL, doados pela empresa Bebidas Koller. Outra empresa, a Olfar, doou 5 litros de glicerol P.A., que auxilia na hidratação da pele, conferindo maciez e reduzindo o efeito agressivo do álcool puro.

Para o envase, as empresas Bebidas Filippini e BRS Química fizeram a doação de vasilhames, com capacidade para 970 mL e 5 litros. A impressão dos rótulos adesivos para identificar o produto foi realizada em parte na empresa TOP Formaturas e o restante no próprio Campus da UFFS.

– Cabe ressaltar que a produção do álcool glicerinado antisséptico 80% está sendo feita em consonância com o guia da Anvisa sobre orientações para a produção de formulações antissépticas alcoólicas. Essa flexibilização da Anvisa para que instituições de Ensino Superior pudessem colaborar na campanha se dá pela situação de calamidade pública causada pela epidemia – pontua a professora Paola.

– A UFFS – Campus Erechim, enquanto universidade pública, insere-se perfeitamente nesse tipo de ação e é sempre muito gratificante poder colaborar com a comunidade, exercendo nosso comprometimento social e tendo o respaldo de importantes empresas da região que também se solidarizaram com a causa.

A expectativa é de que a produção do álcool glicerinado seja ampliada à medida que se consiga mais matéria-prima e embalagens, o que resultará no auxílio às equipes de saúde e de segurança pública no combate à covid-19.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS