UFFS oferta bolsas do Pibid e da Residência Pedagógica para futuros professores

Programas financiados pela Capes auxiliam acadêmicos dos cursos de licenciatura enquanto possibilitam novas práticas para escolas da rede pública

Mesmo em meio à pandemia e à suspensão do calendário acadêmico, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim segue trabalhando e gerando oportunidades para seus estudantes. Exemplo disto é a publicação, na última segunda-feira (22), dos editais de 160 bolsas para os programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. Os certames disponibilizam, ainda, 40 vagas para voluntários. Direcionadas aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, os programas atuam em três frentes, possibilitando tanto o desenvolvimento dos futuros professores, dos próprios cursos da Universidade e, também, das escolas públicas da região.

Entre 2018 e 2019, 170 acadêmicos do Campus Erechim participaram dos programas, desenvolvendo atividades em escolas. Financiados pela Capes, o Pibid e a Residência Pedagógica têm, entre diversos objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Nas escolas, os acadêmicos desenvolvem atividades supervisionadas por docentes da UFFS, como oficinas e planejamento de aulas. Além disso, produzem artigos para publicação em revistas científicas.

Só para citar um exemplo de uma ação pontual, em março do ano passado 80 alunos das escolas Haidée Tedesco Reali e Professor Mantovani foram atendidos com oficinas temáticas, envolvendo 30 acadêmicos da Universidade que compunham o subprojeto Geografia do Pibid.

Os acadêmicos interessados em participar das seleções devem efetuar as inscrições até o dia 3 de julho. As informações estão nos editais, publicados em www.uffs.edu.br

A UFFS – Campus Erechim possui os seguintes cursos de licenciatura: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS