UFFS divulga programação da Semana do Diversa
Atividades congregam quatro eventos com atividades para todos os públicos na próxima semana
Oficinas, trabalhos acadêmicos, palestras, minicursos, apresentações culturais, exposições: a Semana do Diversa, evento “guarda-chuva” que integra diversas ações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), oferecerá, entre os dias 23 e 27 de outubro, atividades para toda a comunidade regional. Muito mais do que apresentar os resultados dos projetos acadêmicos desenvolvimentos por estudantes e docentes da Instituição, o Diversa oportuniza a integração entre o público interno e externo da Universidade, gerando conhecimento para toda a comunidade.
Para começar, nos dois primeiros dias, o Campus Erechim sedia a VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), evento que ocorre anualmente para apresentação dos projetos de Iniciação Científica institucionais relacionados ao CNPq. De forma paralela à Jornada, até a sexta-feira acontece o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a II Mostra de Extensão e Cultura. Por fim, a Universidade realiza também, na mesma semana, o III Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).
É possível ter uma noção da diversidade da programação destacando algumas atividades. A Escola de Belas Artes de Erechim, por exemplo, fará uma exposição de trabalhos de artes visuais. Já na segunda-feira pela manhã, a acadêmica Júlia Prando, do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministra uma oficina de fotografia. Em seguida, uma palestra sobre políticas públicas e saneamento rural será ministrada pela engenheira ambiental Sara Ceron Hentges, assessora técnica ambiental da EMATER.
No mesmo dia ocorrem os minicursos, sobre temas como propriedade intelectual e utilização de software para análise de dados estatísticos. Na programação da semana ainda constam oficinas como a de expressão corporal, do curso de Pedagogia; palestra sobre empreendedorismo com consultor do SEBRAE; aula pública sobre o aniversário de 100 anos de publicação da obra “O Capital”, de Karl Marx, entre outros.
O professor Alceu Ravanello Ferraro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministra, na noite do dia 25, a palestra “Alfabetização e Escolarização Básica no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido”. O docente fará também a doação de amplo acervo bibliográfico para a Biblioteca da UFFS – Campus Erechim.
O diretor do Campus, Anderson Alves Ribeiro, explica que a Semana do Diversa “congrega um conjunto de ações da UFFS no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, proporcionando um momento particularmente rico de discussões e interação”.
– É o momento para conhecer os trabalhos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos na UFFS, além de participar das atividades extracurriculares, parte integrante da formação. A programação é intensa. Entre palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos, temos atividades programadas para os três turnos, todos os dias da semana – ressalta Anderson.
Outro destaque, durante a semana, é a participação da Instituição na Feira do Livro de Erechim – as atividades fazem parte do SEPE.
A programação completa da Semana do Diversa está disponível em www.uffs.edu.br. Todas as atividades são gratuitas. Algumas necessitam de inscrição prévia – verifique no site.