UFFS divulga cursos e vagas para ingresso em 2018

Já está publicado o edital de vagas e cursos que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) irá ofertar para ingresso no primeiro semestre de 2018. No total, são 1.841 vagas em 40 cursos gratuitos de Graduação, nos seis campi da Instituição: Erechim, Passo Fundo, Chapecó, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza. A seleção ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, que utiliza, exclusivamente, as notas do ENEM 2017 para classificação. O MEC já divulgou a data das inscrições: 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

O Campus Erechim oferta 50 vagas para cada um dos cursos abaixo.

Agronomia / Bacharelado / Integral

Arquitetura e Urbanismo / Bacharelado / Integral

Ciências Sociais / Licenciatura / Noturno

Engenharia Ambiental / Bacharelado / Integral

Filosofia / Licenciatura / Noturno

Geografia / Licenciatura / Noturno

História / Licenciatura / Noturno

Pedagogia / Licenciatura / Noturno

Cada candidato deverá escolher, no momento da inscrição no SiSU, uma única opção de modalidade em que se enquadre e pretenda concorrer. Confira abaixo.

A0 (Ampla concorrência) – vagas destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda familiar, raça/cor e/ou deficiência.

L1 – vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L2 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L5 – vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L6 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L9 – vagas reservadas a candidatos com deficiência com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L10 – vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L13 – vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

L14 – vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).

Ação afirmativa V1038 – Vagas reservadas a candidatos(as) que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nesta modalidade candidatos(as) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Ação afirmativa V1037 – Vagas reservadas a candidatos(as) indígenas, condição que deve ser comprovada mediante apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração atestada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Educação pública de qualidade

Recentemente a UFFS foi destaque na avaliação do Inep/MEC, de acordo com dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Considerando todas as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos no Alto Uruguai gaúcho, a UFFS é a mais conceituada. Entre todas as instituições públicas federais que estão presentes no Rio Grande do Sul, a UFFS está na 4ª posição. Já no cenário nacional, entre as 98 instituições públicas federais de todo o país, a UFFS aparece na 24ª posição. No conceito médio da Graduação a UFFS é a 3ª instituição mais bem conceituada do Brasil.

Mais informações: www.uffs.edu.br.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS