UFFS abre inscrições para oficinas culturais gratuitas

No total, cinco temáticas serão abordadas. Programação terá também Orquestra de Concertos de Erechim e Companhia de Dança de Salão de Passo Fundo

A volta às aulas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, marcada para a segunda-feira (5), terá diversas atividades de recepção aos alunos calouros e veteranos. Vários cursos da Instituição estão preparando momentos específicos de integração. Além disso, a Universidade preparou, por meio do Setor de Produção Cultural do Campus, uma programação diferenciada para todo o ano. São oficinas e momentos de intervenção artística com temáticas variadas, acessíveis para toda a comunidade regional.

Os temas das oficinas vão desde meditação, yoga e teatro até artes marciais chinesas, entre outros. Em março, momentos culturais específicos contarão com performances de grupos como a Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) e a Companhia de Dança de Salão Clube da Dança, de Passo Fundo. Todas as atividades são gratuitas.

Na UFFS, valorizar a diversidade cultural presente na Universidade e na comunidade regional é uma constante, que soma-se ao objetivo de inserir, junto à comunidade, os saberes produzidos através das diversas linguagens artísticas.

Confira abaixo a programação e participe! Mais informações pelo e-mail cultura.er@uffs.edu.br ou pelo telefone (54) 3321-7050 ramal 7097.

Oficinas

Vivências em Meditação e Yoga

Horário: 13h às 14h

Quando: 12 de março, 14 de maio, 16 de julho, 17 de setembro e 19 novembro

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Maria Adriana Krucinski (Equilibrium Terapias)

Certificação para quem participar de, no mínimo, quatro encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão

A atividade busca introduzir o participante na prática da meditação e da yoga. As técnicas trabalham com exercícios que auxiliam na concentração e no combate à ansiedade e ao stress. Nesse sentido, a atividade busca ofertar um momento de pausa, introspecção e relaxamento na rotina de estudos e trabalho, propiciando que a volta aos afazeres diários seja mais tranquila e serena.

Inscrições: https://goo.gl/29MmmG

Descobrindo sua linguagem com o mundo através do sistema representacional

Horário: 12h30 às 13h30

Quando: 14 e 21 de março

Onde: Sala 302 do Bloco A

Ministrante: Elisabete Hammes

Certificação de 5h para quem participar dos dois encontros.

Os sistemas representacionais nos ajudam a compreender como um indivíduo constrói e representa o seu modelo de mundo, ou seja, como a pessoa é, seus padrões linguísticos e de comportamento, sentimentos e valores. Esses sistemas podem nos ajudar em diversos aspectos, como: estudar melhor; lembrar e aprender mais rapidamente; relacionar-se melhor com os outros; identificar e entrar no modelo de mundo dos outros; planejar-se e alcançar resultados mais rapidamente; mudar hábitos e comportamentos indesejados, etc.

Inscrições: https://goo.gl/KBP1Qc

Teatro na Escola: instrumentalização

Horário: 17h às 18h30

Quando: 16 e 23 de março, 6 e 13 de abril

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Norberto Rodrigues

Público: professores e estudantes de Licenciaturas

Carga horária: 10h (atividade com certificação)

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão.

O teatro na educação apresenta-se como uma ferramenta importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco, a criança e o adolescente aprendem a atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo, desenvolvendo aspectos como criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. A oficina é voltada para professores, estudantes de Licenciaturas ou demais pessoas que atuam no segmento educacional, e objetiva instrumentalizar o público para o trabalho com o teatro na educação, que pode estar presente na escola desde as séries iniciais, ou mesmo em disciplinas específicas como matemática ou história.

Inscrições: https://goo.gl/hahbLR

Dança e Expressão Corporal

Horário: 17h15 às 18h45

Quando: 12, 19 e 26 de abril e 3 de maio

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Carlos Oliveira

Certificação de 10h para quem participar de, no mínimo, três encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão.

A atividade, ministrada por Carlos Oliveira, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e bacharel em Dança pela Unicamp, promove uma introdução ao contemporâneo por meio de movimentos de baixa dificuldade, que podem ser praticados por pessoas de diversas idades e condições físicas.

Inscrições: https://goo.gl/81Ldk2

Tai chi chuan e Qigong (práticas de relaxamento da medicina tradicional chinesa)

Quando: 11 e 24/05 e 7 e 13/06

Horário: 13h às 14h

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrantes: Prof. Dionei Ruã dos Santos e Marco Aurélio Ballin

Certificação de 10h para quem participar de, no mínimo, três encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão

O Tai chi chuan é uma arte marcial chinesa, também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. Qigong (chi kung) significa literalmente “trabalho sobre o sopro vital”. O termo pode ser aplicado a qualquer exercício para influenciar a circulação do sopro vital no corpo humano. Ambas as práticas de relaxamento da medicina tradicional chinesa serão trabalhas nesta oficina, que tem por objetivo ofertar à comunidade momentos de introspecção e autoconhecimento.

Inscrições: https://goo.gl/T4tnQf

Momentos culturais em março

Dia 5 (segunda-feira)

19h15 – Apresentação da Companhia de Dança de Salão Clube da Dança, de Passo Fundo.

Local: Auditório do Bloco A

A companhia, que trabalha com diversos estilos de dança (clássico, salão, zumba, dança do ventre, etc), apresentará uma coreografia construída para compor a comissão de frente de uma escola de samba.

Dia 7 (quarta-feira)

19h15 – Apresentação da Orquestra de Concertos de Erechim (OCE)

Local: Auditório do Bloco A

A orquestra, que tem como maestro e diretor artístico o músico Maurício Castelli, possui 65 anos de atuação e já formou centenas de músicos. A OCE apresentará na UFFS um espetáculo que incluirá a interpretação de músicas clássicas e populares.

Dia 20 (terça-feira)

13h e 19h – Intervenção teatral com os personagens Manfred Massembach e Guerta Massembach, com atores da Fundação Municipal de Cultura de Concórdia-SC.

Local: Auditório do Bloco B

Manfred Massembach e Guerta Massembach, dois personagens típicos alemães, contam suas histórias de vida, ao mesmo tempo que dão dicas de como encarar a vida acadêmica sem stress e com bom humor.

Dia 23 (sexta-feira)

19h – Show de Talentos da UFFS (música e dança)

Local: Escadaria do Bloco B

A atividade terá a participação de alguns estudantes artistas da UFFS. Será um momento de integração por meio da cultura e também um momento para informar aos ingressantes a respeito do Banco de Talentos da UFFS.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS