A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Tecnologia, Sofia Cavedon (PT), proponente da homenagem, afirmou que a UERGS é “uma grande conquista dos gaúchos e um patrimônio do Rio Grande do Sul”, que precisa ser fortalecida. Sofia destacou que a homenagem é um reconhecimento da Uergs pela Assembleia Legislativa e ocorre em um momento bastante significativo, em que a Universidade busca ampliar a sua previsão orçamentária e retoma seus projetos estratégicos, que qualificam a prestação de serviços e a oferta de ensino público de qualidade em todas as regiões onde atua. A deputada aproveitou a cerimônia para conclamar a comunidade universitária a acompanhar a votação do orçamento do Estado para 2024, dia 12 de novembro, e se somar aos esforços para aumentar os recursos destinados à instituição. “O que está previsto na peça orçamentária são R$ 135 milhões, valor distante dos R$ 192 milhões reivindicados para o próximo ano”, apontou.
Na sequência, o primeiro reitor da UERGS, José Clóvis de Azevedo, ressaltou que a universidade nasceu sob o signo da inovação, incorporando conceitos que hoje foram normalizados, mas que, na época, eram novidades, como o caráter multicampi e as cotas sociais.
O ex-governador Olívio Dutra ressaltou que a UERGS é parceira do desenvolvimento espraiado, pois dialoga com as peculiaridades regionais. Ele reconheceu que a instituição foi uma “construção coletiva e solidária, resultado de um potente debate social que iniciou antes de nosso governo e se consolidou como uma política pública de estado, que atravessa diversas gestões”.
Último a se manifestar, o reitor Leonardo Alvim Beroldt da Silva, agradeceu a importante homenagem e apresentou o cenário institucional da universidade, que hoje tem 23 unidades universitárias com estrutura administrativa própria, integradas em 7 campi regionais e mais de 5 mil estudantes na Graduação; mais de 1 mil na Pós-Graduação. Cerca de 5,4 mil egressos da Graduação e mais de 1,2 mil da Pós-Graduação.
O ato foi prestigiado pela deputada Luciana Genro (PSOL), deputado Aloísio Classmann (União); deputado emérito Raul Pont (PT); representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia Sandro Kirst; e reitores de universidades comunitárias.
Por Ascom