TV Sangue de Gaúcho apresenta: Revivendo a história dos Balseiros do Rio Uruguai

Desde o início de janeiro, o produtor cultural Marco Aurélio, juntamente com o músico Clóvis Mendes, estão realizando a gravação do novo documentário da TV Sangue de Gaúcho: “Revivendo a história dos Balseiros do Rio Uruguai”.

O projeto cultural aprovado pelo Sistema Pró-Cultura RS trata-se de um documentário histórico musical com 06 capítulos com relatos, narrativas, entrevistas e música, com o objetivo de realizar um resgate histórico passando por 06 diferentes pontos que integravam a rota dos “Balseiros do Rio Uruguai”, iniciando pelo Porto Goio-Ên – Erval Grande e Faxinalzinho, e na sequencia Volta Grande – Alpestre (RS), Salto Grande – Derrubadas (RS), Porto Lucena, Porto Xavier e São Borja. Em cada localidade está sendo gravado um capítulo, de forma que possa ser traçada a rota feita pelos trabalhadores que tinham na madeira o sustento das suas famílias e que foram importantes personagens da história gaúcha e do Oeste Catarinense.

O documentário terá apresentação de Marco Aurélio Pedot com participação especial de Clóvis Mendes, criador do grupo musical “Os Balseiros”, e filho de Balseiro do Rio Uruguai Sr. Pedro Pinho Mendes. Cada episódio terá duração aproximada de 45 minutos e contará com entrevistas com os últimos balseiros vivos e também filhos de balseiros já falecidos, com depoimentos, narrativas, imagens dos locais, finalizando com a apresentação musical de Clóvis Mendes e os “Os Balseiros” onde serão gravadas 04

músicas por episódio, sendo que Clóvis irá compor uma música exclusiva por episódio. Alguns episódios contarão com convidados especiais sendo eles Walter Moraes, Waldomiro Maicá e Miguel Pereira da Silva.

Para lançar o documentário histórico musical será realizada uma live no dia 31 de março, com um show de Clóvis Mendes e os “Os Balseiros” e com apresentação de Marco Aurélio Pedot, fazendo uma contextualização do que o projeto irá apresentar a cada semana.

O documentário será exibido semanalmente nas quintas-feiras, às 20h, a partir do dia 07/04 e será transmitido na página do Facebook e no canal do Youtube da TV SANGUE DE GAÚCHO. O acesso será gratuito e contará com janela de libras para garantir acessibilidade de conteúdo.

O projeto prevê ainda a realização de ações em Escolas da Rede Pública de Ensino de Erechim e Passo Fundo, onde o proponente Marco Aurélio Pedot, juntamente com Clóvis Mendes, visitará 03 Escolas de Erechim e 03 Escolas de Passo Fundo episódio do documentário e realizando um bate-papo com os alunos como forma de democratizar o acesso ao conteúdo produzido.

O projeto TV Sangue de Gaúcho apresenta: Revivendo a história dos Balseiros do Rio Uruguai, teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura. Conta com o patrocínio das Empresas: Andreetta Mineração – Concreto – Argamassa, DiCanalli Cia e Transportes, JR Comércio de Cimento, Master ATS Supermercados e Plaxmetal. Financiamento: PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  #proculturars @sedac_rs

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS