Três equipes do IFRS na Shell Eco-marathon Brasil no Rio de Janeiro

Entre os dias 16 e 19 de setembro de 2019, equipes dos campi de Erechim, Farroupilha e Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participarão da quarta edição Shell Eco-marathon Brasil. A competição de eficiência energética que receberá jovens de todo o Brasil e da América Latina nas categorias Etanol, Gasolina e Bateria Elétrica, disponíveis para as classes de veículo Protótipo e Conceito Urbano. A maratona ocorrerá nos Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.

As equipes do IFRS somam 30 estudantes e cinco servidores do IFRS que participam nas três categorias distintas de protótipos: a Drop Team (Erechim) – gasolina, a Lanceiros Negros (Farroupilha) – etanol e a IFeco (Rio Grande) – bateria elétrica. Os times embarcam rumo ao Rio de Janeiro neste sábado, 14 de setembro, com um objetivo em comum: aperfeiçoamento na formação profissional, ganho e aprimoramento de conhecimentos técnicos, trabalho em equipe, garantir bons resultados e, quem sabe, o caneco.

Os vencedores da etapa brasileira garantem participação na Shell Eco-marathon Americas 2020, maior competição de eficiência energética do mundo e que ocorre anualmente nos Estados Unidos.

Conheça as equipes do IFRS

Drop Team do Campus Erechim

A equipe vai em busca do bi-campeonato na categoria protótipo a gasolina, e estará representada por nove estudantes do curso de Engenharia Mecânica e dois professores. A preparação para competição começou em abril, quando retornaram da competição ocorrida nos Estados Unidos.

Segundo o capitão da equipe, Jean Radeski, “a expectativa maior é de obter resultados relevantes, que comprovem o empenho de todos os integrantes da equipe, que trabalharam para que tudo fosse concluído, testado e finalizado”. Ele complementa: “com todas as mudanças feitas, esperamos conseguir bater a nossa própria média, que é de 543 km/L, e seguir como campeões do campeonato nacional. O clima entre os integrantes da equipe é de tensão, ansiedade, nervosismo, confiança, entusiasmo e esperança”, finaliza.

Lanceiros Negros do Campus Farroupilha

Este é o primeiro ano da equipe que participará na categoria protótipo etanol. São 10 estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica e um docente. A preparação para competição teve inicio em fevereiro junto com o ano letivo.

Para o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Farroupilha e orientador do projeto, Rafael Corrêa, a expectativa não poderia ser maior, pois esta é a primeira vez que a equipe participa da competição: “a equipe está bastante integrada e dedicada. Atualmente estão trabalhando em quatro turnos, sete dias na semana, para a finalização do carro. Sabemos que a competição é decidida no detalhe, então não estamos poupando esforços para fazer bonito”, afirma.

IFeco do Campus Rio Grande

A equipe participará na categoria protótipo bateria elétrica e estará representada por 11 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, técnico em Fabricação Mecânica e Automação e dois professores, sendo um o orientador do projeto. Com quatro anos de existência, a equipe está se preparando para participar desta maratona há sete meses.

Conforme a líder do grupo, Victória Reyes, a equipe está bem ansiosa para essa experiência: “muitos nunca foram à Shell ou até mesmo, ao Rio de Janeiro. Tem gente fazendo contagem regressiva nas redes sociais, tem gente que avisa no grupo quantas horas faltam. Todos queremos muito voltar com o caneco”, comenta animada.

Para o orientador do projeto, Serguei Nogueira, participar de um evento como o Shell Eco-marathon Brasil proporciona aos estudantes trabalho em equipe e muito mais do que conhecimento técnico. O desenvolvimento pessoal, profissional e o companheirismos são questões importantes que “evoluem” durante esses dias de “imersão”.

Edição 2018

Na edição de 2018, a equipe Drop Team, do Campus Erechim, conquistou o primeiro lugar entre os 19 competidores da categoria de combustão interna a gasolina. O veículo projetado pelo grupo percorreu 424,9 quilômetros com apenas um litro de combustível, sendo o mais eficiente do país no ano, garantindo participação na Shell Eco-marathon Americas (EUA), maior competição de eficiência energética do mundo. A equipe alcançou a marca de 543 km/L de gasolina, conquistando a terceira colocação na categoria combustão interna a gasolina, ocorrida entre os dias 3 e 6 de abril de 2019, em Sonoma, Califória (EUA).

Sobre a competição

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. Saiba mais acessando o site do evento

Mais do IFRS na Shell Eco-marathon

Você conhece o IFRS?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande vdo Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 27 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no site: www.ifrs.edu.br.

Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) http://www.ifsul.edu.br/, com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) https://www.iffarroupilha.edu.br/, com Reitoria em Santa Maria.

Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif: http://portal.conif.org.br/br/).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS