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Transformação Digital chega a 72% dos serviços públicos

“Pelo andamento dos projetos, vamos conseguir atingir a nossa meta para este ano entre 80% e 90% dos serviços públicos on-line, antes dos prazos estipulados”, explica o secretário e coordenador, Edgar Marmentini

A Transformação Digital dá mais um passo importante para a Prefeitura de Erechim reduzir custos administrativos, ser mais ágil e eficiente, e chega a 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital.

“Estamos conseguindo, em alguns casos, até antecipar o que foi definido no cronograma de ações para 2023, isso porque, está tendo apoio e trabalho integrado de secretários, servidores, Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) com o Gabinete de Transformação Digital, e os resultados estão aparecendo a cada mês. E pelo andamento dos projetos, vamos conseguir atingir a nossa meta para este ano entre 80% e 90% dos serviços públicos on-line, antes dos prazos estipulados”, explica o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini.

Segundo o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, a construção do processo físico para o digital é uma operação bem complexa, que altera toda a metodologia e a estrutura de trabalho e as relações entre as pessoas e como elas fazem. “A colaboração de todos está sendo fundamental para avançarmos nestes processos”, afirma.

Ele explica que aquilo que antes era feito de maneira presencial, basicamente, com muito papel, agora é virtual. “A mudança de comportamento do servidor e do cidadão está sendo efetiva, eles se engajaram neste processo. Além disso, é necessário a formatação da nova estrutura física, porque o processo tem que ir para algum lugar, precisa ser armazenado para ser acessado, conferido, o que exige bons computadores, capacidade para guardar todas estas informações, segurança destes dados, tempo de resposta da solicitação feita, entre outras ferramentas”, explica o diretor.

E, acrescenta ele, “para exemplificar, se compararmos o primeiro bimestre de 2023, com relação ao mesmo período de 2022, a redução média no número de impressões nas secretarias municipais foi de 23,22% o que corresponde a uma economia de 172.796 folhas de papel”.

Site ou aplicativo

Os serviços públicos da Prefeitura de Erechim podem ser acessados de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo, na palma da mão.

Investe + Erechim

A Transformação Digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do Investe + Erechim, o maior programa de investimentos da história de Erechim.

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