Trabalho de professor da URI é destaque do Prêmio de Incentivo em Ciência do SUS  

Após ter sido aprovada com louvor pela banca examinadora, em março deste ano, a dissertação de Mestrado do professor Samuel Salvi Romero, do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, foi selecionada entre as 20 finalistas do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, edição 2017, do Ministério da Saúde.

Intitulada “Letramento Funcional em Saúde (LFS) de Idosos”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento da Universidade de Passo Fundo, a pesquisa discutiu a importância de avaliação do determinante no contexto da assistência integral à saúde do idoso, com a participação de 250 pessoas. Em função do fenômeno do envelhecimento humano estar acelerado no Brasil e na realidade mundial, existe a necessidade de formação de recursos humanos qualificados e preparados para atender as demandas dos usuários idosos em suas necessidades, singularidades e vivências.

Embora o trabalho não tenha sido referenciado para recebimento do prêmio, na percepção do professor Samuel, que hoje é doutorando em Saúde Coletiva e mantém as pesquisas na temática, estar entre as 20 dissertações do país, foi um imenso reconhecimento, já que o concurso contava com 522 trabalhos inscritos nas variadas temáticas. Disseminar a importância de avaliação do Letramento Funcional em Saúde é uma forma de garantir a busca por equidade nos diversos serviços de saúde e esta característica deve ser assumida por todos os profissionais envolvido na atenção à saúde em geral. O LFS já é tema de um trabalho de conclusão de curso na graduação em Enfermagem neste ano e prevê a discussão acerca da integralidade nos contextos de saúde.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS