SUTRAF-AU promove Festas de Aposentados na região

 

 

As festas de aposentados são eventos do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF AU que têm o objetivo de integrar, comemorar, mas também de refletir.  Esses eventos vêm ocorrendo desde o início do mês de fevereiro, nos municípios de Marcelino Ramos, Severiano de Almeida, Campinas do Sul e Getúlio Vargas que promove em conjunto com as cidades de Ipiranga do Sul, Estação, Erebango e Floriano Peixoto.
Segundo o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, o sindicato promove as festas, porque além de integrar a comunidade, também proporcionam momentos de reflexão e debate sobre a atual conjuntura política. “ As festas iniciaram a partir de 1988 com o intuito de comemorar as conquistas e a implementação da aposentadoria rural para mulher aos 55 anos e para os homens aos 60. Contudo, hoje os agricultores se reúnem também para refletir o que está acontecendo, pois têm a preocupação com a possibilidade de Reforma da Previdência, que poderá trazer perda de direitos para si, para seus filhos e netos”, explicou. Os encontros possibilitam também, a discussão sobre a desvalorização que o salário mínimo tem tido e as dificuldades enfrentadas pelos aposentados.
Em Marcelino Ramos a 22ª Festa Municipal dos Aposentados, aconteceu no dia 9 de fevereiro, na Linha Estreito – na Comunidade Evangélica. Cerca de 200 pessoas participaram e além do tema Previdência foram ressaltadas questões sobre a importância dos aposentados para o município, as lutas enfrentadas, e avanços conquistados.
Em Severiano de Almeida a 27° Festa dos Aposentados ocorreu no salão paroquial, com a participação de aproximadamente 230 pessoas, contando também com a presença de lideranças, como o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS – FETRAF-RS, Rui Alberto Valença.  O evento contou ainda, com uma missa dos aposentados, debate sobre a Reforma da Previdência, almoço, jogos e danças no turno da tarde.
Na cidade de Campinas do Sul a Festa dos Aposentados também ocorreu no Salão Paroquial do município, reunindo aproximadamente 500 pessoas, que participaram de um almoço festivo, debate político e matinê.
Já em Getúlio a 20º Festa dos Aposentados ocorreu na Comunidade de Souza Ramos, reunindo centenas de pessoas, pois foi realizada em conjunto com os municípios de Ipiranga do Sul, Estação, Erebango e Floriano Peixoto.
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS