Suelton passa por cirurgia devido à ruptura do tendão de Aquiles

Médicos da Clínica Pronto Atendimento de Ortopedia e Reabilitação realizaram procedimento e agora acompanham recuperação do atleta

O ala Suelton, do Atlântico, realizou na última semana, uma cirurgia devido a ruptura do tendão de Aquiles.

O atleta foi atendido pelos médicos da Clínica Pronto Atendimento de Ortopedia e Reabilitação, doutores Neri Omizzolo e Rodrigo Mocelin. A partir de agora, o atleta fará todos os procedimentos pós-operatórios para assegurar a recuperação adequada.

Os médicos salientam que todo o processo cirúrgico de Suelton foi muito bom e a previsão de retorno às atividades é de 4 a 5 meses.

A ruptura do tendão do calcâneo, popularmente chamado de tendão de Aquiles, causa a divisão completa do tendão em dois segmentos independentes, comprometendo seriamente a capacidade de movimentar pés e pernas.

De acordo com o médico, Dr. Neri Omizzolo, tendões possuem extremidades afiladas que facilitam a conexão entre músculos e ossos, ou dos músculos com outros órgãos, de tal modo que torna possível transmitir a força da contração muscular ao osso para gerar movimento. Existem tendões em praticamente todas as articulações do corpo humano. Eles podem diferir em tamanho, mas todos desempenham papel importante no sistema locomotor.

O médico explica ainda que o tendão do calcâneo é o maior e mais forte tendão do corpo humano. “Ele liga os músculos da panturrilha ao calcâneo, osso que dá forma ao calcanhar. Essa região do corpo é bastante requisitada durante a prática de certas atividades esportivas ou por movimentos repetitivos que implicam impacto e força”.

Dr. Neri Omizzolo lembra ainda que lesões do tendão de Aquiles podem ocorrer em qualquer parte do cordão. São mais frequentes em esportistas que praticam modalidades de impacto e força, nos atletas de fim de semana ou, então, por uso excessivo ou impróprio do sistema locomotor.

Conforme os ortopedistas do Atlântico e a literatura, os principais sinais e sintomas indicativos de rompimento do tendão de Aquiles são: dor súbita e intensa na panturrilha ou atrás do tornozelo, havendo dificuldade para caminhar; vermelhidão e inchaço no local.

Ao apalpar o tendão pode ser possível observar sua descontinuidade; e normalmente a pessoa relata que ouviu um estalido no momento em que o tendão rompeu. Pode também sentir mais rigidez no início do exercício ou quando se levanta de manhã. A área pode estar vermelha, quente ou inchada, dependendo da gravidade da inflamação.

Tão logo os sintomas indiquem que o tendão de Aquiles sofreu um traumatismo, é imprescindível suspender imediatamente qualquer tipo de atividade física e introduzir as medidas de tratamento.

O objetivo do tratamento é recuperar as funções perdidas com a ruptura do tendão de tal forma que o paciente retome as atividades a que estava habituado antes de a lesão ter-se instalado. Para tanto, existem duas opções terapêuticas: o esquema conservador, não cirúrgico, e a cirurgia para unir as duas pontas do tecido rompido.

Estudos têm mostrado, porém, que a abordagem não cirúrgica exige cuidados, porque está mais sujeita a recidivas.

Qualquer que tenha sido a conduta terapêutica adotada, ambos exigem um período de imobilização por semanas.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS