Solidariedade desde cedo: estudantes de Erebango se engajam em ações sociais

Uma das iniciativas é o ‘Varal do Aconchego: Se tiver sobrando, doe! Se precisar, pegue!’

Ajudar a quem mais precisa. Essa é uma atitude que pode ser estimulada cedo. Prova disso é a mobilização de estudantes e professores da educação infantil e ensino fundamental de Erebango.

Uma das iniciativas é o ‘Varal do Aconchego: Se tiver sobrando, doe! Se precisar, pegue!’, em desenvolvimento pelas turmas do Pré A e B (Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alma) do turno da tarde. O objetivo é despertar a solidariedade e a sensibilidade nas crianças, construindo, assim, atos de cidadania. Diante disso, as crianças foram incentivadas a doar roupas, calçados ou cobertores à escola. As peças foram expostas em um varal organizado em frente à instituição.

Tudo começou a partir da iniciativa da professora Ivanilde Severo Brustolin que convidou a educadora, Marielin Menin de Miranda e prontamente se engajaram na causa. “Abraçamos a ideia enviado bilhetes para as famílias e pedindo doações. No dia seguinte o varal estava cheio. Foi essencial pois naquela semana fazia um frio intenso”, destaca Marielin, citando que a turma do Pré B, da qual é regente, tem 18 alunos, sendo que 12 participam presencialmente e seis, por meio de atividades remotas.

Segundo a idealizadora da campanha, inicialmente foi trabalhado em sala de aula o tema: as pessoas do mundinho e os tipos de moradias. “Comentei que tem muitas que não tem onde morar, o que comer e nem o que vestir. As crianças me diziam que era só eles irem no mercado, nas lojas e comprar o que necessitavam. Expliquei que eles moram na rua porque não tem dinheiro e dependem da caridade das pessoas e que vivem com o que ganham ou procuram nas lixeiras. Então surgiu a ideia da campanha”, explica Ivanilde. “Sempre temos algo que não usamos mais. O projeto, além de ser uma atividade solidária, elencou algumas preocupações de acordo com seus princípios educativos remetendo-os a questionamentos que ampliam os seus conhecimentos, pois uma criança questionou se a polícia não iria prender as pessoas que pegam as roupas no varal do aconchego. A ideia do varal é para que as pessoas não se sintam constrangidas em deixar o que não usam ou pegar o que precisam e que lhe será útil”, destaca.

Na turma do Pré A são 14 crianças envolvidas. A campanha envolveu, também, toda a comunidade erebanguense.

Doação de alimentos

Em paralelo, uma iniciativa que visa a arrecadação de alimentos para posterior doação à quem mais precisa, mobiliza esforços de alunos da Escola 11 de Abril. A professora responsável pela turma do 4º ano, Rosane Rech, relata que o trabalho começou a partir da reunião do projeto ‘A União Faz a Vida’, desenvolvido no município em parceria com a Sicredi. “Vivenciamos um tempo desafiador, em que muitos cidadãos precisam de ajuda. Nesse sentido, é muito importante que cada um faça a sua parte e pense no próximo”, salienta.

Conforme a educadora, foi solicitado para que, os alunos que tivessem condições, levassem algum alimento para a caixa de arrecadação. “Assim, iremos montar cestas básicas para doar à quem mais precisa. Acredito que desde o início, na educação infantil, deveria ser estimulada essa atitude de ajudar quem está ao nosso lado. É essencial fazermos o bem, isso nos deixa ainda mais felizes”, ressalta Rosane.

As primeiras ações do projeto, contemplaram ainda, práticas de solidariedade na própria casa. Assim, os alunos fizeram fotos de alguns exemplos de ajuda a seus familiares.

A diretora da Escola 11 de Abril, Lorenice Glovacki, enaltece a alegria de observar o empenho da professora Rosane e seus alunos, ao desenvolver um trabalho motivando as crianças a serem mais solidárias, principalmente em uma fase de pandemia. “A campanha expandiu para as outras turmas e pedimos para os estudantes que, se puderem contribuir, levem os alimentos para a escola. Do mesmo modo, a população em geral. Quem tiver interesse em fazer a doação, pode se dirigir até a Escola 11 de Abril”, reforça.

A partir de agora, o propósito é prosseguir com a campanha e buscar ajuda de entidades e empresas locais.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Erebango

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS