Sobram vagas abertas de trabalho em Erechim, apesar do saldo negativo de agosto

Prefeitura continua com muitas entregas e processo de modernização dos serviços públicos, como a aprovação de 106 projetos no mês passado, que impactam diretamente no desenvolvimento econômico e social de Erechim

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e a Sala de Aceleração de Projetos, aprovou 106 novos projetos, no mês de agosto. Em dois anos e oito meses de gestão já são 3583 autorizações nesta área, média de 100 por mês, que chegam a mais de 1 milhão de metros quadrados aprovados para construção civil, neste período. Na outra ponta, o município de Erechim gerou 963 postos de trabalho com carteira assinada em 2023. Somente no mês de agosto, o saldo ficou negativo, foram sete meses positivos e um negativo no ano, com o fechamento de 27 vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

 

Pleno emprego – vagas abertas

“Apesar do revés de agosto, Erechim vive o pleno emprego, é a cidade com mais oportunidades abertas de trabalho no Estado. Segundo FGTAS/Sine, temos 564 vagas a serem preenchidas em diferentes setores. O município criou 3800 empregos em dois anos e oito meses de governo, disponibiliza o ano inteiro qualificação profissional pelo programa Qualificar Erechim + Empregos, conforme a demanda das empresas”, explica o prefeito Polis.

 

Feirão de Emprego

Prefeito Polis destaca que no próximo dia 16 de setembro, das 8h às 14h, no Ginásio do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, será realizado o 4o Feirão do Emprego. “Mais uma oportunidade para se colocar no mercado de trabalho, no total, somando as vagas que as empresas divulgam por conta, o Feirão vai oferecer mais de 1000 vagas de emprego”, observa o prefeito.

 

Modernização dos serviços públicos

“A aprovação de projetos é um exemplo de modernização, reestruturação, desburocratização dos serviços públicos, que estão mais ágeis e eficientes, que impactam positivamente na vida das pessoas, tornando a cidade um lugar bom para investir e viver”, destaca o prefeito Polis.

Há, ainda, acrescenta Polis, diversas outras iniciativas em setores estratégicos, como saúde, educação, infraestrutura e lazer. “Ampliação, reforma e novas unidades básicas de saúde, como a UBS Escola do Bairro Progresso, que vai atender 20 mil pessoas. Entregamos o Distrito Industrial Giácomo Madalozzo no Bairro Industrial Davide Zorzi para médias e grandes empresas e já estamos projetando o Condomínio Industrial para micro e pequenos empreendedores”, afirma o prefeito.

“Inauguramos a usina solar fotovoltaica, com capacidade de 1MVA de potência, 2.224 placas solares fotovoltaicas, que vai reduzir em até 85% o consumo de energia da Prefeitura de Erechim e uma economia de cerca de R$ 100 mil/mês. Estamos olhando para todo o município de Erechim”, afirma o prefeito Polis.

 

Obras em toda a cidade

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, acrescenta que a agilidade na aprovação de projetos transformou Erechim num grande canteiro de obras pelo setor privado e, de outro lado, muitos serviços pela Prefeitura de Erechim, estão modernizando a cidade.

“Por exemplo, a instalação da nova iluminação pública de LED, com a instalação de mais de 9 mil lâmpadas, até o momento. Até o ano que vem todo o município terá este novo sistema, que proporciona mais segurança à população, valoriza o espaço urbano, promove bem-estar às pessoas e desenvolvimento mais sustentável”, ressalta o secretário, Mario Rossi.

Outro exemplo, comenta o secretário, de reestruturação dos serviços públicos, é a usina de asfalto quente (CBUQ) e a nova central de britagem, com inauguração prevista para este mês de setembro. “Depois de 40 anos vamos ter, pela primeira vez, uma usina de asfalto quente e uma nova central de britagem, equipamentos modernos, mais eficientes, que vão trazer mais qualidade e durabilidade para a malha asfáltica e economia de recursos aos cofres públicos”, ressalta o secretário, Mario Rossi.

“Em 32 meses, mais de 650 ruas de Erechim receberam algum tipo de manutenção pelas equipes da secretaria, como consertos, recuperação de pequenos trechos, operação tapa-buracos ou novas pavimentações. Investimos R$ 18 milhões em pavimentação, com asfalto quente (CBQU), de contratos terceirizados e executados em 2021, 2022 e 2023, em cerca de 53 ruas do município, num total de 246.330 metros quadrados de asfalto quente (CBUQ) de novas ruas para melhorar a infraestrutura viária”, destaca o secretário, Mario Rossi.

 

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS