Sicredi UniEstados completa 39 anos neste dia 14 de abril

Mais de três décadas de desafios, sonhos e conquistas

Nesta terça-feira, 14 de abril, a Sicredi UniEstados comemora 39 anos de muito trabalho e dedicação, unindo forças para tornar os princípios cooperativistas cada vez mais presentes no dia a dia de associados, colaboradores, conselheiros e das comunidades que sempre acreditaram na força da cooperação e juntos ajudaram a construir essa história. E hoje, quando vivemos um momento histórico jamais vivenciado no mundo, nunca foi tão real o ideal cooperativista de união e solidariedade.

Inaugurada no dia 14 de abril de 1981, a Sicredi UniEstados trilhou, nessas quase quatro décadas, um caminho de superação e perseverança. Sua trajetória revela a vocação natural para a cooperação na convergência de propósitos. Nesse tempo, foi preciso preservar e confiar em uma ideia coletiva que veio do outro lado do Oceano Atlântico, com o padre suíço Theodor Amstad e conquistou as mentes dos pioneiros do cooperativismo de crédito.

Mais de um século se passou após a criação da Caixa Rural de Nova Petrópolis, em 1902. Desde então, muitas cooperativas foram criadas. Governos passaram, leis foram alteradas, planos econômicos vieram. O Brasil mudou. Mas a pertinência do Sicredi, como um instrumento de organização econômica da sociedade, o tornou uma grande instituição financeira cooperativa, com mais de 4 milhões de associados, presente em 1.216 municípios de 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, sendo que em 200 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

Atualmente, a Sicredi UniEstados é composta por quase 100 mil associados, está presente em 42 municípios da região norte do Rio Grande do Sul, meio oeste de Santa Catarina e sul de Minas Gerais. São pessoas físicas, empresas e produtores rurais que confiam no cooperativismo de crédito e que, ao longo de sua trajetória, se mostra cada vez mais sólido, robusto e completo. A Sicredi UniEstados conta com mais de 550 colaboradores, em 48 agências e Sede Administrativa. Em 2019, teve um crescimento de 29,3% em ativos, inaugurou 5 agências e contou com um expressivo aumento no número de associados.

Desde 2014, quando foi instituído o Fundo Social, a Sicredi UniEstados já destinou R$ 5,3 milhões para 2.500 entidades e comunidades da sua área de ação, apoiando projetos nos segmentos educacional, cultural, esportivo, ambiental, de segurança, saúde e entidades sem fins lucrativos. Através dos recursos desse fundo que a Sicredi UniEstados também deixa o seu legado e sua marca em cada comunidade onde está presente, ficando ao lado das pessoas e instituições nos momentos de dificuldade e realizações.

Segundo o diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Marmentini, nos últimos anos, a cooperativa tem mantido um ritmo de crescimento médio superior a 20% ao ano. Para ele, a qualidade do atendimento e foco constante numa boa experiência do associado com a cooperativa tem sido um direcionador estratégico. “Este é um desafio diário considerando o forte momento de expansão que vivemos. Nosso portfólio de soluções é completo e estamos entregando a melhor experiência para quem deseja ser atendido na agência e também nas plataformas digitais, como nosso aplicativo e internet banking”,

argumenta Marmentini. Outro ponto forte da cooperativa, conforme o diretor, são seus colaboradores. “Nossos principais ativos são as pessoas, nós somos uma cooperativa feita de pessoas para as pessoas. Temos uma equipe de colaboradores comprometida com os nossos princípios e valores e isso faz toda a diferença”, afirma.

De acordo com o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani, os anos que estão por vir servirão para continuar esse ciclo de desenvolvimento, que começa pela aproximação das pessoas, passa pela orientação assertiva, que combinada à concessão de crédito, resulta na concretização de sonhos que mudam a realidade das famílias e das comunidades. “Ao longo dessas mais de três décadas, a Sicredi UniEstados conquistou mais que associados, conquistou amigos. Pessoas unidas pelo mesmo propósito que trabalham diariamente para que o cooperativismo e seus benefícios sejam levados a mais gente. E o Sicredi ainda tem muito espaço para fazer a diferença na vida de mais cidadãos. Afinal, o interesse pela comunidade, que é um dos princípios cooperativistas, também é seguido na prática por esta instituição.”, finaliza Adelar.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS