Sicredi Norte RS/SC promove Educação Financeira

Orientar as pessoas quanto ao uso adequado dos seus recursos financeiros, é uma das maneiras do Sicredi colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e comunidade, realizando nas diversas localidades onde está presente ações que promovam o equilíbrio econômico  e que visem à conscientização sobre o papel do planejamento para a vida financeira.

Através do Programa de Educação Financeira, a Sicredi Norte RS/SC oferece informação e orientações para que as pessoas possam adquirir os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos em relação ao dinheiro, e então, fazer escolhas bem embasadas e adotar ações que melhorem o seu bem-estar.

Para a associada Loeri Patzlaff, de Marcelino Ramos, “a palestra de educação financeira proferida pelo Sicredi, foi muito significativa, pois pude perceber que cometemos muitos erros banais no dia a dia em relação aos nossos gastos, que nunca devemos agir por impulso devendo pensar se é necessário e dialogar sobre o assunto com a nossa família. Vou colocar todas as dicas em pratica no meu dia a dia.”

Para Alessandro Luis Serafini, Secretário de Educação de Erval Grande, o Programa de Educação Financeira do Sicredi é muito importante dada a complexidade do tema abordado. Trazer a temática de incentivo à educação financeira é estimulante para todos, não só para os alunos, mas também para toda a comunidade. ”

Dicas para uma vida financeira saudável:

  • Eduque-se financeiramente: não é porque lidamos com o dinheiro desde pequenos que não precisamos dedicar tempo a isso. É comum pensar que sabemos mais sobre o uso do dinheiro do que realmente sabemos.
  • Faça um diagnóstico: tirar uma fotografia da sua vida financeira hoje para saber aonde vai cada centavo do seu dinheiro, é como se fosse fazer uma faxina financeira na sua casa.
  • Mas tão importante quanto sonhar é realizar. Transforme os sonhos em projetos: saiba aonde quer chegar, internalize a visão de futuro, dimensione metas claras e objetivas, estabeleça etapas intermediárias
  • Faça orçamento: Orçar é registrar o que ganho, subtrair o valor investido na realização dos sonhos e adequar o saldo ao meu padrão de vida.
  • Faça essas três perguntas antes de comprar: Posso? Preciso? Pra quê? Necessidade é diferente de desejo. Saiba diferenciá-los.
  • Tenha o hábito de poupar. Manter uma reserva financeira é fundamental para realizar sonhos, precaver-se de eventos inesperados, além de proporcionar maior tranquilidade hoje e ao se aposentar.
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS