Sessão Solene homenageia a Igreja do Evangelho Quadrangular nos seus 50 anos de fundação

O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi o grande palco, na noite desta quarta, 22, para a realização da Sessão Solene que prestou homenagem a Igreja do Evangelho Quadrangular nos seus 50 anos de fundação. A proposição foi do orador da noite, o vereador Márcio Pavoni.

Na oportunidade, a presença de convidados, amigos, fiéis, autoridades e comunidade. Na Mesa de Trabalhos a presença da direção do CONPAI.

Ao iniciar os trabalhos com uma citação de Paulo Coelho, Pavoni passou a resgatar a história da Igreja, que teve seu início no ano de 1922, na cidade de Oakland – Estado da Califórnia nos Estados Unidos. Baseada na mensagem do livro de Ezequiel Capitulo 1 Versículo :1 a 28, a Igreja foi fundada pela missionária Aimee Semple Mcpherson.

No Brasil ela foi fundada pelo missionário americano Harold William, em 15 de maio de 1951, na cidade de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo e, a partir daí, a Igreja se espalhou por todo o Brasil, ficando nacionalmente conhecida como Cruzada Nacional de Evangelização.

“A sua mensagem é simples e baseia-se em quatro temas: Jesus salva, Jesus batiza com o Espírito Santo, Jesus cura os nossos corpos e Jesus voltará. Estas são as quatro principais Doutrinas extraídas da palavra de Deus. O texto bíblico áureo está em Hebreus 13:8: Jesus Cristo é o mesmo ontem, de hoje e será o mesmo eternamente”.

No município de Erechim a história da Igreja Quadrangular teve início em 1967, oficialmente, no dia 20 de novembro através do missionário Romildo de Oliveira, onde realizou os primeiros sermões no bairro São Cristóvão, nas casas de algumas famílias e depois, por algum tempo, no campo 14 de Julho, ao lado do Corpo de Bombeiros.

Período este em que foi adquirido um terreno com uma pequena casa, na rua Goiás, 417 – esquina com a rua Farroupilha, onde o Movimento da Cruzada continuou pregando a palavra de Deus. “Nestes 50 anos centenas de almas foram evangelizadas, ganhas para Jesus e batizadas nas águas por imersão”.

Pavoni pontuou que a Igreja Quadrangular, em todo o Brasil, inclusive em Erechim, trouxe um novo contexto de igreja evangélica, os

cultos eram vibrantes, com palmas, músicas agitadas, instrumentos musicais, entre muitos outros pontos, um dos principais foi dar espaço e liberdade para as mulheres serem pregadoras da palavra de deus.

O missionário Romildo, idealizador, faleceu em abril de 2017 na cidade de Imperatriz do Maranhão, em plena atividade, sendo Missionário Pastoral e Supervisionando uma escola. Em Erechim, foi substituído pelo Reverendo Luiz Floriano, na sequência pelo Reverendo Antônio Carlos de Oliveira, que permaneceu até o ano de 1975.

No ano de 1976, o Reverendo João Eliseu Stürmer e a pastora Norberta Machado Stürmer assumiram a Igreja do Evangelho Quadrangular e construíram o novo templo, onde permanece até os dias de hoje sendo o templo sede da igreja.

“A sua construção foi concluída no ano de 1984, ano que a igreja foi assumida pelo Reverendo Carlos Renato Fortes da Silva, que foi substituído pelo Reverendo Sebastião de Jesus Oliveira, e após esse, assumiu o Reverendo Orisvaldo José dos Santos e depois seu Irmão Reverendo Antônio dos Santos, que foi o responsável pela ampliação do templo e permaneceu em Erechim até o ano de 1999”.

No ano de 2000 assumiram o Reverendo Wanderlei João Basso e seu filho, Reverendo Everson Basso, que ficaram até o ano de 2002. Nessa data, assumiu os destinos desta igreja e Região Eclesiástica de Erechim, o Reverendo Gelson Eliseu Stürmer e a Pastora Reni Maria Falcão Stürmer, que estão na administração há 15 anos.

A Igreja sede conta com mais de 1.000 membros ativos. Na região são 29 igrejas, além de muitas congregações (14 somente dentro de Erechim) e com mais de 90 Obreiros no Ministério.

“Se mantém em contínuo crescimento. Uma igreja contextualizada, mas mantendo sua verdade e seus princípios, sendo atualmente a maior igreja evangélica unificada do brasil. A Família Pastoral, Reverendo Gelson, Pastora Reni, Pastor Paulo Jeremias, Pastora Lilian e Vívian. Neste ano do jubileu de ouro, tem muitos motivos de agradecimento a Deus e ao povo desta terra abençoada e vitoriosa”.

A igreja conta com grupos de mulheres, homens, crianças, jovens, melhor idade, além de ter um trabalho de serviço social, onde são distribuídas semanalmente dezenas de cestas básicas e roupas. Os pastores atendem diariamente nos escritórios da igreja e também com visitas aos hospitais e lares.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS