Sessão aberta e gratuita aos interessados do Alto Uruguai, nesta quinta-feira, 28 de novembro, às 19h30, no Salão de Atos da URI, exibirá o documentário inédito “Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch”.
O filme aborda a idealização da imigração judaica que atravessou oceanos, na segunda metade do século XIX e início do século XX, resgatando famílias judias em vida miserável e oprimida no Leste Europeu, para colônias nas Américas, e que também resultou nas colônias de Philippson na então Santa Maria, e de Quatro Irmãos, cuja área depois resultaram em diversos municípios de nossa região.
O projeto social do casal Barão e Baronesa Hirsch é algo sem paralelo no mundo moderno, visto que se tratou de um projeto de fundos privados, intercontinental, profissionalizado e que proporcionou a retirada de mais de 60.000 famílias do Império Russo e adjacências, um ambiente de intolerância religiosa e extrema pobreza.
Para o Rio Grande do Sul vieram cerca de 1700 famílias, e que contribuíram para o desenvolvimento local, com construção de trechos ferroviários, um inédito hospital rural de referência, moinhos e serrarias, e a primeira cooperativa de força e luz privada do Brasil. Algumas famílias ainda residem em Erechim, Passo Fundo ou mesmo Santa Maria, mas boa parte espalhou-se pelo país à procura de melhores estudos e oportunidades, criando núcleos em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e também no território que posteriormente instalou-se o Estado de Israel.
O documentário de 80 minutos foi idealizado por Leo Steinbruch, de família residente em São Paulo, descendente de imigrantes de Philipsson, e foi dirigido por Olindo Estevam, cineasta brasileiro que atua no segmento publicitário. A produção é de Viviane Lessa e Vivian Vineyard. É uma resposta, segundo o seu idealizador, para perguntas que nem sempre foram faladas ou estavam claras, sobre suas origens, saída da Europa e chegada ao Brasil.
O documentário está sendo exibido em cinemas de São Paulo, e está em agenda nestas sessões especiais no Rio Grande do Sul, passando por Porto Alegre, Santa Maria, Erechim e Quatro Irmãos. Logo depois com exibições no Paraná, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, Israel e Estados Unidos.
A sessão é uma oportunidade para conhecer melhor a ideia, desafios e os personagens que trouxeram a imigração judaica ao Rio Grande do Sul e seu contexto histórico.
Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no local a partir de uma hora antes, até a lotação. Logo após haverá debate com a equipe de realização.
Por Assessoria de Comunicação