Sessão desta quinta-feira (15) apresenta filme Olhar de Nise

A partir deste mês de março, as sessões do projeto No cinema e na vida acontecerão nas quintas-feiras, com horário mantido para as 19 horas. Nesta semana, a obra brasileira, Olhar de Nise, será apresentado neste dia 15, na sala anexa à Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico.

A sessão que contará a história de uma das primeiras mulheres brasileiras a se formar em medicina e que revolucionou a psiquiatria brasileira, usando tratamentos humanos para doenças mentais, ao invés dos procedimentos violentos que eram o padrão para a época, terá como debatedor o psiquiatra Geanpaolo Aver. De acordo com o site Adoro Cinema, “sua história inclui uma acusação de comunismo no governo Vargas que a levou à prisão, uma agitação nos meios culturais cariocas ao criar ateliês artísticos em um hospital psiquiátrico, dentre outros feitos marcantes. Para pontuar o retrato dessa história, o filme mostra a última entrevista da psiquiatra alagoana. ”

A ação é desenvolvida pelo Departamento de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a coordenadora do projeto, a psicóloga e doutora em educação Maria Emília Bottini.

O evento é realizado quinzenalmente, com entrada gratuita e tem como público-alvo a comunidade em geral, professores, estudantes, frequentadores da biblioteca e pessoas que gostam de cinema.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS