Servidor do Detran preso por suspeita de envolvimento com quadrilha supervisiona 152 depósitos

Operação da Polícia Civil mira esquema de uso de senhas para adulteração de documentos e clonagem de veículos no Rio Grande do Sul

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (16) pessoas investigadas por suspeita de falsificação de documentos, clonagem de veículos e estelionatos contra compradores de automóveis. Foram cumpridas sete ordens judiciais de busca e apreensão. Entre os presos está um servidor do Detran, cuja senha foi utilizada pela quadrilha especializada em fraudes envolvendo documentação automotiva.

O funcionário, 41 anos, servidor de carreira do Detran, chefiava a Divisão de Depósitos do departamento. Esse setor é responsável pela supervisão dos 152 Centros de Remoção e Depósitos (CRDs) existentes no Rio Grande do Sul. Ele é suspeito de fornecer informações privilegiadas à quadrilha, com uso da sua senha, a partir da qual eram realizadas transferências fraudulentas e clonagem de veículos. Será investigado também se o estratagema era usado para anular multas. O servidor foi afastado do cargo, temporariamente.

O principal delito cometido pelo investigado é violação do sigilo funcional, além de associação para o crime. A Polícia Civil vai checar se a senha foi utilizada sem conhecimento dele, mas contra o servidor pesam outros tipos de indícios, como troca de informações com integrantes da quadrilha.

A operação foi deflagrada pela 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. A ação conta com apoio e investigação compartilhada pela Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Os outros presos na operação são o dono de um Centro de Desmanche de Veículos (CDV), localizado na Zona Norte de Porto Alegre, um despachante e dois homens envolvidos em revenda de carros irregulares. Todos esses já foram investigados anteriormente por crimes que envolvem adulteração de documentos de veículos.

Um dos que tiveram a prisão preventiva decretada já está preso, na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. Ele é suspeito de falsificar documentos.

O Detran informa que colabora com as investigações. A investigação constatou falsificações de documentos públicos e particulares, clonagem de veículos e estelionatos de vários tipos, praticados por uma facção criminosa com base em Porto Alegre.

Fonte: GZH

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS