Serviço de Inspeção Municipal – 25 anos cuidando de sua saúde

Ao completar 25 anos de atuação no município de Erechim, o Serviço de Inspeção Municipal -SIM, que é um setor da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, instituído através da Lei n° 2.581 de 15 de dezembro de 1993, tem se destacado ao longo de décadas, pela atuação de seus profissionais, e quem ganha com isto é a população que garante produtos de qualidade na mesa.

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM – é formado por uma equipe de cinco  Médicos Veterinários, um Técnico Agrícola e um Diretor Agropecuário,  responsáveis atualmente pela inspeção de 38 estabelecimentos de origem animal – Matadouros Frigoríficos, Usinas de Beneficiamento de Leite, Fábricas de Embutidos e Produtos Cárneos,  Fábricas de Laticínios, Granjas Avícolas, Entrepostos de Carnes e Derivados e Casas do Mel.

Em 2011 o Serviço de Inspeção Municipal – SIM – passou a integrar o SISBI /POA/ SUASA (Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), o que habilita as indústrias credenciadas a comercializarem seus produtos em todo território nacional, promovendo, dessa forma, maior desenvolvimento econômico, geração de renda e aumento de divisas para o município.

Nos frigoríficos a equipe do SIM acompanha todas as etapas do processo de obtenção da carne. O Inspetor responsável faz inicialmente o exame visual dos animais que serão abatidos; em seguida, nas linhas de inspeção, realiza exames minuciosos nas carcaças e miúdos (vísceras).

Nos demais estabelecimentos, realiza a fiscalização acompanhando e verificando os processos de manipulação, preparo, conservação, acondicionamento, embalagem e armazenamento dos produtos de origem animal, garantindo um produto de qualidade para o consumidor final.

A partir do ano de 2017, o Serviço de Inspeção Municipal passou a realizar inspeção e fiscalização em mercados que possuem entrepostos de carnes, conforme determina a Portaria SES-RS nº 66 de 26 de janeiro de 2017.

A inspeção higiênico-sanitária é de extrema importância e fundamental à preservação da saúde pública, proporcionando à população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de infecções alimentares. Evite riscos à saúde consuma somente produtos inspecionados.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS