Seminário Regional Socioassistencial enfoca políticas públicas no meio rural

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, promoveu o Seminário Regional Socioassistencial, nesta quarta-feira (26/05), de forma online em virtude da pandemia da Covid 19, com temas voltados às políticas públicas no meio rural. A capacitação integra ações do Plano Socioassistencial que envolve famílias em vulnerabilidade dos 32 municípios da região do Alto Uruguai. Na região, são atendidas pela Emater/RS-Ascar em torno de 13 mil famílias com Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. Dentro do projeto socioassistencial são assessoradas 50 famílias em vulnerabilidade de cada município.

A programação foi aberta pelo diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, pela gerente adjunta de comunicação da Instituição, Maria Elizabete Aguiar, com a coordenação da extensionista rural Nádia da Rosa, que deram as boas-vindas aos participantes. “As ações socioassistenciais são muito importantes para o nosso público assistido, ainda mais neste período de pandemia”, destaca o diretor, que salientou a importância de levar informações mesmo que de forma online neste período de pandemia. Maria Elizabete lembrou um pouco de seu trabalho nesta área como extensionista rural na região ao destacar a importância do seminário.

A assistente social Graziela Arruda, representando o Núcleo de Assistência Social do Alto Uruguai (Nucress Alto Uruguai) falou de ações sociais na área de políticas no meio rural. “As políticas sociais são para promover o bem-estar social da população e são voltadas tanto para o meio rural como para o urbano. As políticas sociais visam estimular o desenvolvimento econômico e social e devem chegar com qualidade até o público. É importante trabalhar com equidade social para que estas políticas cheguem até as famílias”, ressaltou a assistente social. Também disse que é preciso construir junto com os usuários estas ações e explicou vários benefícios garantidos pela legislação e pelos municípios, através dos Centros de Referencias de Assistência Social (CRAs) para o fortalecimento das famílias e pessoais, nas mais diversas áreas como saúde e previdenciária.

“É importante que as pessoas busquem seus direitos. Política social é um deles e está garantido em lei. Temos que atuar juntos para o fortalecimento das comunidades, mesmo neste momento difícil de pandemia, também para evitar o êxodo rural”, finalizou.

A assistente social da Emater/RS-Ascar Isolete Bacca contextualizou a assistência social, os direitos sociais como política pública, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Assistencial Social e como a Emater/RS-Ascar está inserida neste contexto. Também pontuou algumas das diretrizes estratégicas da Instituição para atender as famílias, juntamente com os conselhos municipais de assistência social e outras parcerias. “Em cada um dos 490 municípios, a Emater/RS-Ascar tem um programa socioassistencial inscrito, conforme preconiza a legislação. Na região do Alto Uruguai, são atendidas 1.601 famílias em vulnerabilidade assessoradas pelos programas. Todo o trabalho que a Instituição desenvolve é socioassistencial. No RS, Emater/RS-Ascar, em 2020, assessorou cerca de 200 mil famílias”, disse, destacando ainda ações nesta área voltadas ao enfrentamento da pandemia, como confecção de máscaras, e orientações.

Ciro Cominetti, da Agência do INSS de Erechim, falou sobre legislação previdenciária, documentação e requisitos para aposentadoria rural por idade. Ele explicou que quem se enquadra na aposentadoria especial, já que este é um benefício previdenciário conferido ao trabalhador rural que tem requisitos diferentes das demais aposentadorias. “Segurado especial é aquele que trabalha em regime familiar, ou seja, que a família trabalha para sua subsistência. Para que o benefício seja concedido, o trabalhador rural precisa ter 60 anos, se homem, e 55 anos se mulher, entre outras exigências”, enfatizou. Cominetti também respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos participantes.

As extensionistas rurais Daiane de Mattos Taborda e Joice Marmentini fizeram um dinâmica com os participantes, que responderam perguntas de forma interativa voltadas aos temas do seminário. Dentre elas, a pergunta “Para quem vive no meio rural a assistência social é?”. As respostas também contribuíram para uma reflexão social.

A capacitação teve a participação de 198 participantes, entre o público assistido pelo Plano Socioassintecial, extensionistas ruriais, assistentes sociais e entidades parceiras. Ao encerrar o seminário, a extensionista rural e mediadora do evento, Nadia da Rosa, agradeceu a todos os participantes, palestrantes e enfatizou que a Emater/RS-Ascar executa ações em parcerias que são fundamentais para o trabalho da Extensão Rural.

A Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado – tem como objetivo contribuir de forma planejada, gratuita e continuada para o desenvolvimento econômico e social do meio rural do Rio Grande do Sul como Instituição de assessoramento e defesa e garantia de direitos, prioritariamente com famílias em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais, grupos e organização de usuários.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS