Seminário Regional sobre os impactos dos agrotóxicos e dos transgênicos na UFFS

O Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU) realiza, nos dias 11 e 12 de junho, o Seminário Regional sobre os impactos dos agrotóxicos e dos transgênicos na UFFS – Campus Erechim.

De acordo com o professor Ulisses Pereira de Mello, a mídia tem divulgado muitas notícias sobre a contaminação de agrotóxicos na água, sobre a liberação indiscriminada de novos ingredientes ativos tóxicos e a alta mortandade de abelhas. “Esse assunto vem mobilizando amplos setores da sociedade a refletir e agir sobre os impactos destes agroquímicos. É neste contexto que a Universidade sedia o evento. O seminário tem por objetivo geral discutir os temas dos agrotóxicos e dos transgênicos e suas implicações para a saúde humana e ambiental. A discussão sobre os transgênicos também se faz necessária devido à estreita vinculação dos organismos geneticamente modificados utilizados na agricultura com o aumento exponencial do uso de agrotóxicos, colocando o Brasil como campeão mundial no uso destes venenos desde 2009”, aponta.

Integrando o seminário, no dia 11 de junho haverá uma oficina sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs). A oficina visa estimular o uso de diversas plantas alimentícias que não são amplamente utilizadas pela população, mas que poderiam, entre outros, melhorar aspectos nutricionais e também reduzir os custos da alimentação humana.

Durante o evento, estará aberta ao público a exposição fotográfica “Pequenos olhares e sorrisos”, da fotógrafa Cristiane Leite, que apresenta imagens feitas em assentamentos do MST em São Borja, Itacurubi e Capão do Cipó, na região missioneira do estado.

A promoção do seminário é do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU) e conta com os seguintes apoios: UFFS, CNPq, CRESOL, CAPA, CETAP, EMATER/RS, URI, UERGS, Sutraf-AU, DCE UFFS, Utopia, MAB, MMC, FEAB, MST, Grupo de Pesquisa Agricultura Familiar e Transição Agroecológica/UFFS e Grupo de Trabalho Regional Agrotóxicos.

PROGRAMAÇÃO:

11/06/2019 – Sala 206B, Bloco B

15h: Oficina de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

Ministrante: Gastrônoma Taciane Kartabil

12/06/2019 – Auditório do Bloco A

8h30-9h: Abertura

9h-1h: Palestra “Impactos dos agrotóxicos”, com o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo (vice-presidente Região Sul da Associação Brasileira de Agroecologia/ABA e membro da Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente Natural/AGAPAN)

11h-12h: Palestra “Impactos dos agrotóxicos na água”, com a bióloga Cláudia Santin Zanchett (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano/Vigiagua/Ministério da Saúde), 11a Coordenadoria Regional da Saúde (CRS/Erechim)

12h-13h30: Almoço

13h30-14h45: Palestra “Impactos dos agrotóxicos para a saúde”, com Profa. Vanderléia Pulga (UFFS)

14h45-16h: Palestra “Impactos dos transgênicos”, com prof. Antônio Inácio Andrioli (UFFS)

16h-16h15: Intervalo

16h15-17h: Discussão

17h-17h30: Encaminhamentos e encerramento

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS