Seminário Regional do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar é sediado em Três Arroios

Buscar uma visão do futuro da propriedade rural com ações de planejamento, organização e administração de forma rentável economicamente, socialmente e ambientalmente. Este foi o foco do Seminário Regional do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar realizado em Três Arroios, na quinta-feira (29/11). O evento reuniu produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar dos 32 municípios de abrangência administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, lideranças municipais, regionais e estaduais.

O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar é vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, e visa promover a gestão e a adequação socioeconômica das propriedades rurais familiares, gerando conhecimento para projetar, monitorar e avaliar sistemas de produção de forma sistêmica. O engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal e doutorando em Agroecossistemas, Vilmar Fruscalso palestrou sobre o programa e Empreendimento Rural. Fruscalso destacou diversos processos que englobam o planejamento como prever custos, estratégias, planejar com objetivos de médio e longo prazo, planejar a propriedade por atividade, tomar decisões, buscar informações e assessoria constantemente, entre outras ações.

O coordenador estadual do Programa Gestão Sustentável, Célio Colle, expos um panorama geral do programa do governo do Estado. “Este programa visa incentivar a agricultura familiar, a extensão rural e gerar o fortalecimento da agricultura familiar”, reforçou Colle. Segundo ele,  o diagnostico indicativo aponta ações de onde deve ser melhorado, bem como caminhos para tomada de decisões e a possibilidade de fazer o plano de gestão.

O relato de duas famílias demonstrou alguns resultados obtidos com a adesão ao programa, bem como objetivos futuros para aumentar a produção das propriedades.  A família Mello, de Entre Rios do Sul, expôs as melhorias na propriedade com ações orientadas pela Emater/RS-Ascar. Sergio Aguiar Mello contou que a ideia era implementar uma agroindústria para  derivados de leite, utilizando a produção dos 9.660 litros de leite mensal produzidos na propriedade. Mas depois de avaliar, juntamente com o técnico da Emater/RS-Ascar, e fazer um estudo econômico da viabilidade, percebeu que “este não era o momento de investir numa agroindústria. “Entre as orientações ouvi falar em depreciação do material”. Nem sabia o que significava esta palavra explicou”. “Vou continuar investindo na atividade, mas com as orientações percebemos que este ainda não o momento de abrirmos uma agroindústria”.

Outro exemplo é o da família do agricultor Valmir Ritter, de Três Arroios, que tem na atividade da citricultura a base da propriedade.  O relato contou com a participação da de Franciete, Teresa, acompanhados do técnico Jair Griebler. Segundo a família, com o plano de gestão, os objetivos futuros são aumentar a produção, aumentar a área cultivada, melhorar a produtividade, diminuir a penosidade do trabalho, entre outras ações.

Na sequência, palestrou o técnico da Embrapa Suínos e Aves – Concórdia/SC, Nilson Woloszyn que tratou do tema Manejo racional dos dejetos na produção de suínos com ênfase nos fatores de qualidade produtiva, econômica e ambiental.

Abertura – O evento contou com a participação do prefeito, Lirio Zarichata, do vice-prefeito Luiz Pertuzatti, do coordenador regional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Leonir Favreto, no ato representando o governador Ivo Sartori, do presidente da Câmara de Vereadores, Alceu Schafer, do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello. Também prestiagiaram Rodrigo Silva Bernardo, o evento representantes do Banrisul, Cresol, Alan Resende e do Sicredi, Elton Zanella, entre outros. O evento integra a programação das comemorações do 30º aniversário de emancipação politica administrativa e 100 anos de colonização do município de Três Arroios.

 

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS