A cerimônia de inauguração, realizada na última terça-feira (28) teve a presença de autoridades, entidades financeiras, parceiros, principais empresas de tecnologia e obtentoras de sementes de soja do Brasil, funcionários e comunidade local, que prestigiaram o ato que marca a evolução da empresa. Com uma área total de 32.000 m², capacidade de armazenamento de 27.000m², a unidade automatizada é uma das mais modernas do Brasil. A estrutura possui 13 moegas; 28 silos de madeira para secagem e seleção de grãos; 19 silos metálicos; 2 UBS e 2 máquinas TSI novas, com capacidade de tratamento de 20 toneladas por hora cada. A unidade também tem o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social, possui uma usina solar com sistema 856,76 kWp que supre 100% da demanda da unidade e 50 hectares destinados para produção própria de madeira 100% reflorestada.
O presidente, Efraim Fischmann juntamente com a Diretora Geral Sistema Sargas Simone Spiazzi, destacaram “a importância do trabalho realizado pelos colaboradores na construção de uma empresa cada vez mais sólida e agradeceram o empenho de todos”.O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, ressaltou que “a cada ano a Sementes Estrela está apresentando novos avanços e novos projetos, demonstrando o tamanho que a empresa tem e terá no futuro”.
Na ocasião, o patriarca Guidálio Fischmann, foi homenageado com uma placa em seu nome pela visão empreendedora, coragem e legado deixados. Hoje a Sementes Estrela é a maior empresa de sementes do Sul do Brasil em licenciamento, com produção de 2 milhões de sacas de soja e 300 mil sacas de trigo. Para atender toda essa demanda, possui também unidade em Tupanciretã/RS e ainda nesse ano inaugura novo centro de distribuição e armazenagem, totalizando 46.000 m² de área.
O futuro começa no Agro
No mesmo dia, também aconteceu o Dia de Campo 2023 do Grupo Vega, formado pelas empresas Sementes Estrela e Futura Agrícola, e Sistema Sargas. O evento contou com a participação de quase mil pessoas. Com o tema “O Futuro começa no Agro”, empresas do segmento apresentaram novidades em inovação, tecnologia, resultado e sustentabilidade para o campo. O evento também contou com palestras do presidente do Grupo Vega, Efraim Fischmann, e da Doutora em Fitopatologia e docente da Universidade de Passo Fundo (UPF), Carolina Deuner.
Um dos diferenciais do evento foi a sustentabilidade através da realização da ação Carbono Neutro, em parceria com a AKVO ESG. Por meio de um levantamento das emissões de gases de efeito estufa, será feita a aplicação dos parâmetros e métricas para a identificação das emissões quantificadas e mitigadas. Após o resultado, a empresa irá compensar com a compra de créditos de carbono gerados em projetos certificados.
Por Assessoria de Comunicação