Semana Olímpica da URI mobiliza alunos e professores

Teve início nesta segunda-feira, 20, a Semana Olímpica da URI Erechim, que prossegue até sexta-feira, 24, e que tem como temática Pierre de Coubertin, considerado o pai dos heróis olímpicos. A programação é desenvolvida pela Escola de Educação Básica, Curso de Educação Física e seu Grupo de Estudos Olímpicos.

O Dia Olímpico é comemorado nesta quinta-feira, 23, em vários países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao COI (Comitê Olímpico Internacional), inclusive o Brasil. A data marca o aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional e tem por objetivo promover o Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o planeta.

A programação foi aberta no início da tarde de segunda-feira, na Praça da Cultura, quando ocorreu o hasteamento das bandeiras. O ato contou com a presença de alunos e professores da Escola e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física.

O hasteamento das bandeiras foi realizado pelos alunos da Escola, Alice dos Santos Incerti, Olívia Vendrusculo, Valentina Ulkovski, Louise Bianchini Simionato e Maria Vitória Vanzetto. Na sequência, foi realizado o Juramento Olímpico, conduzido pelo professor da Escola, Bruno Felipe Assoni Faleiro.

O também professor da Escola, Edenir Serafini, ressaltou a importância da Semana Olímpica que é um dos subprogramas do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. “A Semana Olímpica oportuniza à comunidade escolar experiências no sentido de difundir e fortalecer os Valores Olímpicos. Os alunos participam ativamente das atividades refletindo sobre suas tomadas de decisões objetivando serem as mais assertivas e corretas”.

Para as Professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga, Coordenadora do Curso de Educação Física, e Joseliane Zanin Pagliosa, Vice-Diretora da Escola, o envolvimento com o esporte, através da prática esportiva, é importante para o desenvolvimento dos estudantes e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, por meio da conexão entre o esporte, a cultura e a educação.

O professor José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física, destaca o reconhecimento a nível nacional e internacional do Programa de Extensão Universitária em Educação Olímpica, institucionalizado na Universidade em 2011. “O Programa de Educação Olímpica da URI Erechim obteve, inicialmente, um reconhecimento do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, por meio de seu Presidente, Professor Nelson Todt. O esforço conjunto entre a Universidade e o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin resulta em possibilidades de participações de alunos e professores da Escola Básica e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física em eventos nacionais como o Fórum de Estudos Olímpicos e eventos internacionais como o 13º Fórum Internacional da Juventude das Escolas Pierre de Coubertin, que acontecerá em Munique, Alemanha, de 1º a 07 de novembro deste ano.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS