Semana Esportiva, Cultural e Artística da Escola da URI mobiliza alunos do Ensino Médio

Alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI, participaram, de 14 a 20 de julho, da 43ª SECART (Semana Esportiva, Cultural e Artística). Inúmeras atividades foram desenvolvidas, ligadas ao esporte, à arte e à cultura, todas objetivando a formação integral do indivíduo, seguindo os preceitos das escolas Pierre de Coubertin, que são o Respeito, a Amizade e a Excelência.

Durante cinco dias, a rotina dos alunos e dos professores foi alterada, através de desafios envolvendo diferentes habilidades. Muito se fez presente na questão do brincar, do competir, da organização espacial, da liderança, da coletividade, através da participação na gincana esportiva, nos jogos de xadrez, de Futsal, Basquete, Bech Tennis, Vôlei de Areia (estes realizados na Arena Set Point), Voleibol e Handebol.

A apresentação da oratória foi extremamente importante, na qual temas atuais foram destacados, como Consumismo versus Meio Ambiente; Diversidade Cultural Brasileira e “O Rosto Oculto da Guerra”, possibilitaram o treino da dicção, da entonação da voz, da argumentação consistente, do controle emocional e da capacidade de enfrentar situações em que a improvisação, por vezes, é necessária.

A declamação de poemas também fez parte da programação cultural, relembrando o Centenário da Semana da Arte Moderna, em que a criatividade, a expressão vocal e corporal foram destaque.

Houve também atividades que contaram com a parceria do Curso de Nutrição, através da cedência do espaço, no URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais) e da contribuição de professoras do quadro docente, como juradas, na tarefa do URICHEF.  Com isso,  os alunos demonstraram habilidades culinárias, na produção de um bolo comemorativo dos 43 anos da SECART.

Além disso tudo, houve ainda o piquenique no CER Atlântico, momento de diversão, de protagonismo, de coletividade. Os alunos e os professores foram responsáveis pelo seu próprio almoço, além da parte da organização e da participação em atividades lúdicas, as quais envolveram também um retorno ao tempo do carrinho de rolimã – desafio aceito e extremamente divertido.

A parte da dança também contemplou a apresentação das líderes de torcida, juntamente com o show de talentos, envolvendo gaita, canto, guitarra, violão e desenho, atividades que mobilizaram muito as turmas.

O Soletrando – destaque para a concentração, para a habilidade auditiva – também foi uma atividade cultural, realizado nas línguas portuguesa e inglesa.

Sem dúvida, segundo avaliação da Escola, foi uma oportunidade de recarregar as energias, após dois anos pandêmicos, de exercitar o coletivo e demonstrar os talentos por vezes desconhecidos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS