Semana da Pátria Erechim 2025: Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II
Patrona deste ano será Neusa Cidade Garcez e a Entidade Homenageada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II.
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública e a Liga da Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim, já estão preparando a programação da Semana da Pátria de Erechim 2025, que será de 1 a 7 de setembro. O tema Nacional é o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II, o tema Regional, o Grêmio Náutico União e o tema Municipal, segue o Nacional, sendo o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II.
Fogo Simbólico
A Chegada do Fogo Simbólico de 2025 será na próxima quinta-feira (21), às 8 horas, na Sede do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Av. Amintas Maciel, 853-889 – Centro.
Patrona
Neste ano, a patrona da Semana da Pátria de Erechim é Neusa Cidade Garcez. Natural de Erechim, onde nasceu no Bairro Três Vendas, em um rigoroso inverno no dia 29 de julho. Filha de Anacleto e Graciosa Cidade Garcez.
Formação:
- Graduação em Filosofia – UPF Passo Fundo.
- Especialização 840 horas em História na UPF – Passo Fundo.
- Especialização em Metodologia do 1º e 2º Graus – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
- Mestrado em “História Ibero Americana” pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1992)
- Especialização em Pós-Graduação “Lato Sensu” em Arqueologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003).
Atuação:
- Escolas Estaduais – agora Jubilada.
- Escola de Educação Básica da URI – professora de Espanhol.
- Curso Superior de História na URI – Lecionou História do Rio Grande do Sul, História Medieval, História da Ásia e da África, História Antiga, História da América Espanhola e História das Sociedades Ibéricas.
- CCAA – Erechim – professora de Espanhol.
- WISARD – Concórdia – professora de Espanhol.
- Instituto Barão do Rio Branco – professora de Espanhol e Geografia.
- Escola Nossa Senhora da Salete – foi professora de espanhol.
- Foi Coordenadora por 20 anos do “Museu de História” da URI.
- Foi, durante 10 anos, Coordenadora da 3º Região Museológica do RS.
- Realizou curso de “Espanhol Superior Avançado”, em Sevilha, Espanha, obtendo nota “A” “Sobresaliente”
- Participou do 50º Congresso Internacional de Americanistas em Varsóvia, Polônia, onde apresentou seu trabalho sobre a participação Polonesa na região, em Língua espanhola.
- Participou de dezenas de eventos objetivando a pesquisa, salvamento e guarda do Patrimônio Material e Imaterial da Região.
- Participou dos “Encontros Regionais de micro Histórias” realizados anualmente em todo RS.
- Sediou um “Encontro de Micro Histórias” no Museu de História da URI, Erechim.
- Durante 10 anos, elaborou e apresentou na URI Erechim, o Projeto “Mulheres: Doces fortalezas”.
- Há mais de 18 anos realiza no Museu de História da URI, o Projeto “REMEXENDO NOS SOBRADOS E PORÕES: Musealização, salvaguarda e devolução social.”
- Participou do concurso de “Historiografia” em Porto Alegre. Foi aprovada, obtendo o 3º lugar entre os concorrentes de todo o Rio Grande do Sul. O “Diário Oficial do Estado, no dia 25/05/1992 publicou o resultado.
Publicações:
- Publicou mais de 500 artigos em periódicos como “ Jornal Bom Dia”, Revistas, e Revistas da URI.
Obras Individuais:
- “Colonização e Imigração em Erechim” (1997) a saga das famílias polonesas.
- “O início da Modernização do Uruguai: Implicações político – econômicas com o Rio Grande do Sul e o Império”. (2001).
- “Colonização e Imigração em Erechim: A saga de famílias polonesas” Edição revisada e ampliada. (2003).
- “Marcos do Colonizador: O Castelinho e a casa.” (2008).
- “Vozes – Sentimentos – construções: Colonização Italiana no Alto Uruguai Gaúcho”(2009).
- “A Grande Mestre e a eterna aprendiz: A História e eu.” (2014).
- “Viaductos, uma viagem no tempo.” (2016) – Junto c/ Idione Detofol.
Destaques:
- Patrona da 12ª FEIRA DO LIVRO DO ANO DE 2009, com o tema: SABERES, SABORES E OLORES DA LEITURA.
- “SICREDI Norte RS/SC – Uma história de União, Superação e Conquista” (2017). Na presente obra de Sicredi, atuou como pesquisadora, entrevistas e texto.
- “ACCIE: 100 anos de História” (2022). Participou ativamente na pesquisa histórica, nas entrevistas e nos textos biográficos dos presidentes, ex presidentes da ACCIE e dos prefeitos de Erechim.
- “UNIMED Erechim 50 anos. Um feliz reencontro com a história: Presente, passado e futuro.” Neusa Cidade Garcez realizou a pesquisa histórica do livro.
Obras Coletivas:
- “Um Mosaico sobre Erechim” (2018).
- “Mulheres de Erechim: No anonimato ou no palco, elas são ELAS.” (2024)
Entidade Homenageada
A entidade homenageada de 2025 é a Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II.
A EMEF D. Pedro II recebeu este nome em homenagem ao imperador do Brasil. Iniciou suas atividades em 1961, há cerca de 64 anos, porém seus registros datam de 1963. Na época, a construção tinha apenas duas (2) salas de aula, com prédio de madeira. Inicialmente, o terreno pertencia a Senhora Maria Ribeiro, que vendeu a propriedade à família Brouwstyn. Para que houvesse a construção da pequena Escola, a Prefeitura de comum acordo com os proprietários, fez uma permuta de terrenos. Com o crescimento do bairro se fez necessário a construção de um prédio novo para atender os moradores. Dessa forma, a Escola nova foi construída pela Prefeitura Municipal com a ajuda dos moradores, pais e até mesmo das pessoas que trabalhavam nela. Em 1979, houve a inauguração do novo prédio da Escola, sendo ampliada novamente em 1983/1984. No ano de 2008, os estudantes receberam uma Escola nova, ampliada e reorganizada, sendo reinaugurada no dia 25 de abril daquele ano. A reforma e ampliação se fez necessária uma vez que não havia mais espaço físico e salas de aula para atender a demanda de estudantes.
A EMEF D. Pedro II conta hoje com mais de 520 estudantes, 46 professores e 24 funcionários que visam o desenvolvimento, através do seu ensino, projetos e oficinas ofertadas de habilidades educacionais, esportivas, intelectuais e artísticas, com vistas ao aprimoramento integral dos estudantes, levando no trabalho efetuado, o legado e ideário do imperador de valorizar a cultura, o conhecimento e os saberes em suas mais variadas formas de expressão, defendendo a educação como o meio mais solidificado de transformação sociocultural.
Dados da Gestão da Escola:
Diretor: Juliano Rizzi
Vice-Diretora: Aline Paula Trevisan
Coord. Pedagógica Fundamental I: Eliziane Gorete Kielb
Coord. Pedagógica Fundamental II: Raquel Dallagnol
Professora Comunitária: Gertrudes Teresinha Plucinski
Realização
As atividades da Semana da Pátria de Erechim 2025 são organizadas pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública; e Liga da Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim, contando com envolvimento de todas forças de segurança como: Brigada Militar; CRPO Norte; 13º BPM; PATRAM; Comando Rodoviário da Brigada Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; Polícia Penal; Polícia Rodoviária Federal; Diretoria de Trânsito; Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai.
Fotos: Arquivo Pessoal / Arquivo Comunicação PME