Segurança dos pagamentos online: como se manter seguro e protegido
Saiba como aumentar a segurança dos seus pagamentos online: métodos seguros, melhores práticas e dicas para proteger o seu dinheiro contra fraudes e ameaças cibernéticas.
Pagamentos online: como aumentar a segurança
Milhões de pessoas em todo o mundo fazem pagamentos online regularmente. São várias compras em sites, pagamentos por serviços, transferências de dinheiro, reservas de ingressos e muito mais. É realmente muito prático e rápido. Mas, além disso, também é importante considerar o número cada vez maior de ameaças potenciais: cibercriminosos, sites falsos, vírus e muito mais.
Para se proteger, você precisa conhecer as regras básicas de segurança e usar ferramentas de segurança eficazes.
Pagamentos apenas em serviços verificados
Antes de inserir os dados do cartão ou da carteira eletrônica em um site, verifique sua confiabilidade e segurança:
- O endereço do site deve sempre começar com https;
- A barra de endereço deve conter um ícone de cadeado;
- Use lojas e serviços online conhecidos e confiáveis.
Se o site for suspeito, é melhor recusar a compra.
A confiabilidade do site garante que o pagamento será bem-sucedido e seguro, sem o risco de perder dados pessoais ou dinheiro. Isso permite que você faça compras, depósitos em sua conta no jogo Foguetinho, faça pedidos de produtos e serviços.
Não salve detalhes de pagamento no navegador
Para maior comodidade, muitos serviços online oferecem a opção de salvar e lembrar seus detalhes. Essa é uma solução compreensível, já que o usuário não precisa inserir os dados novamente a cada vez.
O perigo de salvar dados é que os dados do navegador podem vazar ou o dispositivo pode ser hackeado por fraudadores. Isso permitirá que eles acessem os dados de pagamento de forma rápida e fácil. Portanto, é melhor não salvar os detalhes ou usar sistemas de pagamento seguros.
Cartões virtuais e carteiras dedicadas para compras online
Um dos métodos eficazes de proteção é o uso de cartões virtuais especiais. Você pode solicitar a emissão através do banco online ou de um sistema de pagamento. Nesse caso, sempre recarregue o saldo exatamente com o valor necessário para comprar produtos ou pagar por serviços. Assim, mesmo que os fraudadores consigam obter acesso, eles não poderão retirar uma grande quantia de dinheiro.
Se você costuma pagar online, crie um cartão separado. Ele será destinado apenas para compras online. Essa é uma excelente oportunidade para proteger todos os seus outros fundos.
Recursos da tecnologia 3D Secure
Os bancos modernos oferecem aos seus clientes acesso à nova tecnologia 3D Protection. Nesse caso, o usuário deve confirmar adicionalmente o pagamento:
- código de uma mensagem SMS;
- notificação push;
- confirmação biométrica.
A vantagem da tecnologia é que, embora os fraudadores possam descobrir os detalhes, eles não poderão fazer nenhuma transação sem confirmação.
Ativação da autenticação de dois fatores
Caso você tenha serviços de pagamento e carteiras eletrônicas, é importante verificar a opção de autenticação de dois fatores. Aqui, para abrir sua conta, você terá que inserir uma senha, juntamente com um código único enviado por SMS ou um aplicativo especial.
Senhas confiáveis e exclusivas
O problema com muitos usuários é que eles próprios abrem acesso aos fraudadores cibernéticos aos seus dados de pagamento usando senhas fracas e repetidas. Para evitar isso, siga as regras:
- A senha deve ter pelo menos 10 caracteres;
- Use números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas na senha;
- Não defina a mesma senha para serviços diferentes;
- Use um gerenciador de senhas para armazenamento.
Você também pode instalar um programa antivírus e instalar regularmente atualizações para o software e o sistema operacional.
Considerações finais
Os pagamentos pela Internet são muito convenientes, mas potencialmente perigosos. A segurança depende diretamente do usuário. É preciso lembrar-se de serviços seguros, senhas de grande complexidade, bem como ativar meios de proteção adicionais. Isso reduz as chances de ser vítima de cibercriminosos.