Nesta quarta-feira (14), o secretário de Coordenação e Planejamento de Erechim, Jackson Arpini, participou do Estúdio Boa Vista e destacou os avanços obtidos durante sua recente viagem a Brasília. Acompanhado de deputados federais, Arpini buscou viabilizar recursos para diversos projetos prioritários do município.
Por determinação do prefeito Paulo Polis, a secretaria tem trabalhado para cadastrar o máximo de projetos junto aos governos estadual e federal. Desde janeiro, já foram registradas demandas que ultrapassam R$ 14 milhões em programas como o PAC, recuperação de estradas, construção de uma nova UBS, Centro Poliesportivo, CAPS AD, aquisição de maquinário pesado (Promaq) e mobilidade urbana.
Arpini explicou que a primeira etapa — o cadastramento — já foi concluída, garantindo a participação de Erechim nos processos de seleção. Agora, a fase é de negociação detalhada. Junto aos deputados Luiz Carlos Busato e Dirceu Franciscon, o secretário visitou diversos ministérios, incluindo:
- Ministério da Educação (FNDE): para tratar da solicitação de dois ônibus escolares;
- Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais: visando liberação de R$ 3,4 milhõespara a construção da nova UBS;
- Ministério da Agricultura: com demandas do Promaq (máquinas pesadas) e do Proner (recursos para obra que liga a ERS 135 ao Hortoflorestal);
- Ministério das Cidades: para discutir créditos em mobilidade urbana;
- Defesa Civil e Secretaria de Patrimônio da União: buscando apoio adicional.
Além disso, Arpini esteve no Ministério da Saúde acompanhado do secretário municipal Vianei Mueller e do diretor do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub, onde trataram de investimentos em atenção primária, média e alta complexidade.
As ações reforçam a estratégia da administração municipal para captar recursos extraordinários e impulsionar o desenvolvimento de Erechim.
Por: Edson Machado