Secretaria Municipal de Saúde promove mutirão oftalmológico

O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (2), um mutirão de consultas oftalmológicas com o intuito de dar mais agilidade para este procedimento.

Em convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) e a Clínica Santa Luzia, serão realizados 100 atendimentos especializados de acuidade visual, que são mais rápidos e menos complexos, mediante agendamento, a partir das 7h e encerramento preciso para as 12h.

O secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, explica que as pessoas que já tem consulta agendada na secretaria estão sendo comunicadas de como proceder para se apresentar no horário combinado. “Com isso, queremos diminuir essa demanda que está na secretaria há mais de dois anos, eliminando gradualmente as cerca de 1 mil consultas que estão represadas,” explica.

O mutirão será possibilitado pelo recurso destinado pela Câmara de Vereadores de Erechim à Secretaria Municipal de Saúde, no valor de R$ 1 milhão para aquisição de exames e consultas.

Os atendimentos serão adquiridos da Fundação Hospitalar Santa Teresinha de Erechim (FHSTE), considerando que a secretaria já possui convênio com a casa de saúde que oferece 500 atendimentos especializados mensalmente. Com este recurso, o objetivo é aumentar também as consultas nos setores mais demandados que são de cardiologia, urologia e as cirurgias geral e oftalmológica. Também está sendo analisado a aquisição de exames como ecografias, tomografias e ressonâncias.   

O secretário comenta ainda que, para aumentar o acesso aos serviços de saúde, o município adquire alguns procedimentos privados com recursos próprios, já que, muitas vezes, os quantitativos do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes para atender toda a demanda, ainda mais em momentos de crise, em que muitas pessoas migram de convênios para o SUS.  

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS