Secretaria de Saúde reforça ações de combate à dengue com capacitação profissional

Em meio à crescente preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o agravamento da situação de emergência decretada pelo Estado, Erechim destaca-se mais uma vez ao adotar medidas na prevenção da dengue. A Secretaria de Saúde vem implementando ações de prevenção, orientação e capacitação de profissionais de saúde ao longo do ano de 2023 e reforçando estas ações neste ano.

Na tarde desta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde organizou um treinamento destinado aos profissionais de saúde tanto da rede pública quanto privada do município. O evento, que faz parte da parceria com Jornada Médica Internacional que será realizada no dia 14, contou com a palestra do médico infectologista e pesquisador do Instituto Evandro Chagas da Fiocruz, André Siqueira, que desempenha papel ativo junto ao Ministério da Saúde na elaboração de guias de manejo de casos de dengue.

Éclesan Palhão, secretária de Saúde, ressaltou a importância da capacitação diante do atual cenário. “Erechim encontra-se em um momento relativamente estável em relação aos casos confirmados de dengue, mas não podemos baixar a guarda. Estamos intensificando nossos esforços com diversas frentes de ações, incluindo a capacitação profissional e a realização de mutirões de recolhimento de lixo que possa acumular água”, disse.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, tem se empenhado de maneira contínua nas ações de combate ao vetor e qualificação da rede de atenção em saúde para o manejo clínico adequado dos pacientes. Na semana passada, a equipe participou de uma palestra com o infectologista Vanderlei Madalozzo, reforçando o comprometimento do município em se manter à frente no combate à doença.

O trabalho contínuo dos agentes de endemias e da equipe da Vigilância Ambiental ao longo do ano no cumprimento dos protocolos de combate e prevenção a dengue aliados a realização de mutirões de limpeza e recolhimento de lixo, são ferramentas essenciais para o controle da proliferação do Aedes aegypti. Erechim continua a se mobilizar de maneira ativa, visando proteger a comunidade e manter os índices de casos de dengue sob controle, evidenciando o compromisso da cidade com a saúde pública.

Além dos esforços da Prefeitura de Erechim, a participação ativa da população é fundamental para o sucesso na luta contra a dengue. A conscientização individual sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes que acumulam água, é um passo crucial na prevenção da proliferação da doença.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS