Secretaria de Saúde recebe posicionamento do MS sobre Mais Médicos

A Secretaria de Saúde recebeu comunicado do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde (MS), através da Carta Circular nº 70/2018, com relação à substituição do médico cubano, face ao rompimento do contrato do Ministério de Saúde de Cuba com o governo brasileiro.  A cidade de Erechim possuía três profissionais do Programa: um brasileiro, um venezuelano e um cubano. Com o rompimento da parceria, um profissional que exercia suas funções nas unidades básicas de saúde (UBS), numa carga horária de 8 horas/dia e, especificamente, na Atenção Básica, foi desligado.

O Ministério da Saúde lançou edital para seleção de aproximadamente 8.500 profissionais médicos formados em instituição superior nacional, para suprir a lacuna deixada pelos médicos cubanos que atuavam em todos os estados da federação. Com a finalização do processo seletivo (edital), algumas regiões foram comunicadas da substituição. Erechim já recebeu informação do órgão ministerial de que uma médica foi selecionada para a vaga.

Segundo o documento, o profissional tem até o dia 14 de dezembro para se apresentar ao Município, com os respectivos documentos obrigatórios, para validação da alocação do profissional médico.   Para o Secretário de Saúde, Jackson Arpini, a Pasta tem adotado todas as medidas cabíveis para evitar prejuízos nos atendimentos: “Estamos entrando em contato para agilizar a vinda da profissional e, paralelamente, enviamos para apreciação legislativa a contratação emergencial de profissional médico, caso a substituição não aconteça em tempo satisfatório ou surjam entraves documentais, tudo com o propósito de não prejudicar o andamento dos trabalhos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS