Secretaria de Saúde de Erechim disponibiliza acupuntura para pacientes com fibromialgia

A Secretaria Municipal de Saúde de Erechim anuncia uma importante novidade para pacientes que sofrem de fibromialgia: a inclusão da acupuntura como parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A acupuntura, uma terapia milenar que tem demonstrado eficácia no alívio da dor e no tratamento de diversas condições, agora está disponível para aqueles que buscam alternativas no manejo dessa síndrome dolorosa.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, afetando a qualidade de vida dos pacientes. A introdução da acupuntura como opção terapêutica é um passo significativo para melhorar o bem-estar e o conforto dessas pessoas.

Para ter acesso a esse tratamento, os pacientes com diagnóstico de fibromialgia devem possuir a Carteirinha de Fibromialgia. Caso não a tenham, é possível solicitar a emissão da mesma na Secretaria de Saúde de Erechim. Com a carteirinha em mãos, o próximo passo é agendar as sessões de acupuntura no Centro de Fonoaudiologia e Fisioterapia do município (antigo Cerest).

A secretária de Saúde de Erechim, Éclesan Palhão, destaca a importância dessa iniciativa: “Estamos comprometidos em oferecer opções de tratamento eficazes e acessíveis para os pacientes com fibromialgia. A acupuntura é uma prática comprovada que pode contribuir significativamente para o alívio dos sintomas e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Estamos felizes em poder disponibilizar essa terapia em nosso município”, comenta a secretária.

A inclusão da acupuntura como tratamento para fibromialgia reforça o compromisso da Secretaria de Saúde de Erechim em proporcionar cuidados abrangentes e multidisciplinares para a comunidade. Pacientes com fibromialgia agora têm uma nova opção terapêutica à sua disposição, que pode complementar os tratamentos tradicionais e melhorar sua qualidade de vida.

Carteira de Fibromialgia

O Poder Executivo, através do Decreto Nº 4.825 regulamentou a Lei Nº 6.614 instituindo o atendimento preferencial de pacientes portadores de fibromialgia. Esse atendimento se dá em estabelecimentos comerciais, de serviço e similares mediante apresentação de carteira específica, que pode ser obtida na Secretaria de Saúde. Para obter a carteira é necessário apresentar, na Secretaria de Saúde, os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cartão SUS válido;
  • Laudo Médico assinado por Reumatologista, com CID 10 especificado.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS