Secretaria de Meio Ambiente alerta que colheita do pinhão no período defeso é proibida por lei

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Licenciamento Ambiental, reforça à população que a colheita, transporte, comercialização do pinhão é permitida somente de 1º de abril e segue até julho. Fora deste período, chamado período de defeso, é proibida colheita e a comercialização do alimento, conforme Lei Estadual n° 15.915, de 22 de dezembro de 2022.

É muito importante informar que no período de defeso, a legislação proíbe inclusive a supressão da Araucária angustifolia, pinheiro brasileiro. Esta proibição é válida para araucárias de ocorrência natural ou plantada e tem como objetivo assegurar a reprodução da espécie, que é uma espécie ameaçada de extinção e o pinhão fruto desta árvore, serve de alimento para mais de 70 espécies de animais que ajudam a espalhar as sementes e gerar novas araucárias.

Além da supressão, é proibido o beneficiamento e o transporte de Araucária – Pinheiro Brasileiro em todo o território nacional durante os meses de abril, maio e junho. No entanto, há exceções quando ocorre risco iminente à vida ou ao patrimônio.

Conforme a legislação vigente, caso forem identificados, os infratores serão responsabilizados e enquadrados por diversos crimes contra a flora e caso forem pegos cometendo esse crime florestal ou ambiental no ato, os responsáveis estão sujeitos a prisão em flagrante, além da apreensão do produto florestal.

Por  SMMA PME

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS