Secretaria de Educação inicia a programação do ano letivo 2019

Com o Salão de Eventos da Universidade Regional Integrada completamente lotado de diretores, professores e convidados, o Município, através da Secretaria Municipal de educação, abriu oficialmente o ano letivo de 2019.

Na Mesa de Trabalhos, a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do vice Marcos Lando, da secretária de Educação Vanir Clara Bombardelli, da coordenadora adjunta da 15ª CRE, Andreia Lazari Ascari, do presidente do Legislativo, Alderi Oldra, da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Denise Sponchiado, da adjunta da Smed Angela Socol, da vereadora Eni Scandorala e do Diretor Geral da URI, Paulo Roberto Giollo.

Na abertura dos trabalhos, Jocelei de Lazzari, da Smed destacou que o início de cada ano letivo requer uma renovação tanto no fazer pedagógico quanto no profissional da educação como sujeito de sua própria formação, pois o saber não chega sem a procura, não se faz no vazio, se define dentro de cada indivíduo, por sua ânsia e comprometimento com a prática diária, pelo encantamento de ensinar e aprender.

“Sistematizar as ações no ambiente escolar desde o início do ano letivo, estabelecendo uma linha de trabalho clara, com acolhimento, acompanhamento e orientação, é condição essencial para um ambiente de equilíbrio e aprendizagem. Enquanto profissionais da educação, com humildade, coerência e tolerância, devemos cumprir o nosso papel e juntos fazermos o percurso, avançando na conquista de uma educação de qualidade social e democrática”, pontuou.

Em sua manifestação, a secretária de Educação Vanir Bombardelli destacou que se inicia mais um ano, hora de agradecer por todos estarem presentes em um ato de tamanha importância. Ao destacar a presença do palestrante convidado, Felipe Biasus, com a temática “Como administrar emoções e construir relações com os estudantes”, lamentou que, hoje, nos encontramos em um período de acômodo de informações. “Estamos carentes de afeto em um mundo de muita tecnologia. Ninguém irá substituir o ser humano, pois ninguém abraça um computador nem um robô, mas sim pessoas. Esquecemos o capital humano e do conhecimento. O profissional somente é respeitado pelo seu conhecimento, por isso devemos nos aprimorar constantemente”.

Paulo Giollo destacou que o professor não é o senhor de tudo quando se fala em conhecimentos, pois sempre se está em busca de mais conhecimento nas mais diversas áreas. Aos professores destacou a necessidade de darem exemplo e trabalharem com responsabilidade. “O professor tem o dom de mudar”.

Alderi Oldra pontuou a importância do momento para os professores e para o município. “Que bom poder recomeçar, pois quem sabe o que tem que ser feito dentro da sala de aula são os professores, pois nos preparamos para isso, mas o que nos preocupa é quando governos tomam decisões a exemplo do não atendimento de cursos técnicos como do Colégio Haidée que felizmente conseguimos reverter a situação”.

Por fim, o prefeito Luiz Francisco Schmidt se pronunciou lembrando o papel do professor desde que iniciou a sua vida escolar. “Ao longo da vida tive a oportunidade de ter grandes professores. Um tempo bem diferente dos dias de hoje em que os valores são diferentes”.

Citando Sócrates, destacou a maneira de pensar e fazer na busca do conhecimento. “Em algumas ocasiões enfrentamos aqueles que nunca, em nossa vida, poderíamos enfrentar. Tenho a honra de hoje estar sentado em uma mesa em que três secretários da Educação estão presentes. Não se aprende sem dar o primeiro passo, o exercício do magistério é de amor”.

No final dos trabalhos foram entregues as agendas 2019 e a palestra com o professor Mestre Felipe Biasus. Graduado em psicologia pela URI, é mestre em psicologia, área de concentração processos psicossocias, saúde e desenvolvimento psicológico, pela UFSC. Atualmente é coordenador do curso de psicologia da URI Erechim onde é professor, pesquisador e supervisor do curso e membro do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos CIAP-URI.  As aulas no município iniciam no próximo dia 25.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS