Secretaria de Educação distribui Kits de Alimentos às famílias

A Secretaria de Educação, através do setor de Alimentação Escolar, iniciou nesta semana, a distribuição de kits de alimentos, com os produtos que seriam destinados a alimentação escolar. Os critérios de escolha e organização seguem as determinações da Lei Nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que permite a entrega dos produtos da alimentação escolar diretamente aos estudantes durante o período da situação de emergência (pandemia) no país. O FNDE determina a entrega da alimentação escolar através de kits para locais onde as atividades escolares estão sendo realizadas de forma remota, híbrida ou presencial escalonada. Caso contrário, a alimentação escolar deve ser ofertada nas próprias Unidades de Ensino.

Baseada na resolução, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Setor de Cadastro Único, realizou um levantamento do número de estudantes, aos quais as famílias estão cadastradas no Programa Cadastro Único, Bolsa Família e BPC. Estas famílias terão direito de receber o kit alimentação, e ainda, terão direito aos kits pais e/ou responsáveis de estudantes que se apresentam em vulnerabilidade e/ou sem vínculo empregatício – nesta segunda opção será fornecido o kit alimentação a partir de autodeclaração das famílias.

O kit distribuído neste mês contém biscoitos, carne, feijão, leite em pó, massa seca, óleo de soja, alface, batata inglesa, cebola, tomate, maçã e cuca caseira. Os itens devem ser alterados conforme a disponibilidade. A coordenadora de Atendimento de Alimentação Escolar, Giana Festugatto, conta que em março serão distribuídos mais de 800 kits, mas a estimativa é que sejam mais de mil a partir do próximo mês. “Os kits foram elaborados a partir da parceria com a Assistência Social e temos a prioridade de atender todas as famílias dos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade”, explica. O Conselho de Alimentação Escolar acompanha todo processo. “Nós fiscalizamos os recursos   e a qualidade dos alimentos que são servidos nas escolas, e neste caso, que são encaminhados para as famílias”, diz a presidente Carine Sóbis Trombetta.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, acompanhou a entrega para famílias da Escola Municipal Cristo Rei, na tarde desta quarta-feira (24). “Sabemos que muitos estudantes tem somente a escola para fazer uma boa alimentação, então com essa ação contribui para que as crianças mesmo em atividades remotas possam estar bem alimentadas. Isso também faz parte do papel social da escola”, destaca.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Prefeitura Municipal de Erechim
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS