Secretária de Educação de Erechim Verenice Lipsch faz um balanço das atividades

Entrevistada no programa Estúdio Boa Vista, a Secretária de Educação de Erechim Maninha Lipsch falou da sua satisfação em ter concorrido a vereadora e conquistado a eleição em outubro com uma expressiva votação. Primeiramente fez um agradecimento a toda a população pela confiança e a bela votação que conseguiu.

Disse ter conversado com o prefeito Polis e demostrou sua felicidade porque a educação lhe trouxe alegria como profissional e existe uma equipe não só da Secretaria, mas de todas as escolas que trabalharam muito em 2024 para que as coisas acontecessem e tivessem resultados bons. A última das grandes notícias foi a nota do Inergs que é o retorno do ICMS para o município, onde Erechim ficou em 1º lugar entre as 20 cidades mais populosas do RS. Isso é conquista diária, é muito trabalho dos professores, das equipes diretivas e da Secretaria.

Disse que todas as metas previstas não só para 2024, mas para todo o período, foram alcançadas e fomos além e isso é motivo de orgulho e uma avaliação muito positiva de 2024, pelo trabalho realizado e por pequenas conquistas, que no fundo se tornam grandes. O retorno por essa nota o Inergs é em torno de R$ 15 milhões de Reais para os cofres do município. Verba que vai ajudar o município como um todo.

Eleições nas Escolas Municipais

A Lei que está em vigência determina que a escolha do Diretor seja realizada pelo Prefeito Municipal. Neste ano de 2024, o Ministério da Educação regularizou a Lei do Fundeb que é de 2020 ainda, com a Resolução nº 3 de Julho deste ano, aonde coloca 5 condicionalidades para os municípios. Para que os municípios recebam a complementação do VAAR, que é o Valor Aluno Resultado, os municípios tem que se adequar a essas condicionalidades e uma delas é alterar a escolha dos diretores. Pode ser realizado por processo seletivo de mérito e desempenho ou escolha direto da comunidade, após passar pelo processo de mérito e desempenho. Foi entregue o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores que deverá ser analisado e votado nesta terça-feira, 17, com a primeira opção, assim como já vinha sendo organizado, mas ainda não estava legalizado. E assim serão escolhidos, os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, através de um processo seletivo de mérito e desempenho.

Desta vez, não está previsto uma prova, mas outros instrumentos avaliativos, como parecer psicológico do candidato, entrega de títulos contando pontuação, entrega de um plano de ação específico para o sistema municipal de ensino e haverá uma banca profissional ligados a área da educação com instituições da cidade de Erechim que irão analisar todo o perfil e também as condições pedagógicas, administrativas de relações humanas para que o candidato seja avaliado. Foi encaminhado uma carta, ofício convite a todos solicitando o interesse de quem está a fim de assumir um cargo para que se habilitem a passar por esse processo seletivo.

Uniformes escolares

A Secretaria da Educação já está organizando um chamamento público para que diferentes empresas possam cadastrar as amostras dos uniformes. Tudo será feito com muita calma. Os uniformes já são entregues em Erechim a 3 anos consecutivos. A maioria dos estudantes já tem uniformes, porque receberam 14 peças cada aluno. Agora será feito o processo de chamamento e após é necessário que os alunos novos façam o cadastro informando o tamanho, para que seja feita a encomenda com a empresa. A entrega sempre é feita na escola com a presença dos familiares do aluno.

O diferencial para o ano de 2025, a Secretaria já organizou uma Central junto ao Centro Poliesportivo Renan Agnolin, de troca de uniformes. Uma lojinha específica estará à disposição para alunos que precisarem fazer a troca por outro número, terão essa possibilidade.

Novas Escolas

A Secretária disse que está em estudos a ampliação na escola Luiz Badalotti, com mais um bloco de 4 andares, para atender a demanda mais especifica do Bairro Atlântico e proximidades. Também existe espaço no Bairro Maria Clara para educação infantil.

Hoje a Escola Luiz Badalotti tem em torno de 1.250 estudantes, atende pela manhã e tarde, com educação infantil até o nono ano. A Escola de educação Infantil que mais tem crianças é a do Barão do Rio Branco com 620 crianças em tempo integral. A Escola Ruther Von Mullen, localizada próximo ao Santa Mônica, este ano atenderá 90% tempo integral. Outras de tempo integral são a Escola do São Cristóvão também tem o anexo CECRIS e a Madre Alix que é totalmente integral.

Por: Edson Machado da Silva

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS