Secretaria da Saúde pede atenção máxima dos moradores de Severiano de Almeida contra a Covid-19

Município volta a registrar alta no número de pessoas contaminadas

Já são mais de 245 casos confirmados de Covid-19 em Severiano de Almeida. Nas últimas semanas, o município voltou a ficar alerta diante do aumento de casos confirmados, casos ativos e também de pessoas monitoradas.

Com isso, a Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida pede atenção máxima dos moradores nos cuidados de prevenção a doença. O Secretário, Dimas Dandolini destaca que os cuidados como higienizar as mãos constantemente, usar máscara e evitar aglomerações, são fundamentais para que o vírus não tenha as condições ideais para se disseminar no município.

Bandeira Preta até domingo

Ao menos até domingo, dia 7, Severiano de Almeida segue com medidas de prevenção referente a BANDEIRA PRETA no sistema de Distanciamento Controlado contra a Covid-19. A medida foi adotada no último dia 27 de fevereiro diante do agravamento da disseminação do vírus em todo o Rio Grande do Sul.

Diante disso, a prefeitura anunciou determinações que devem seguir sendo respeitadas sob pena de quem descumprir, responder, civil, penal e criminalmente.

A prefeitura vem trabalhando com 25% das equipes, sendo o atendimento restrito. Entre outras medidas adotadas com o controle em Bandeira Preta estão:

• Nos serviços em geral, restaurantes, lanchonetes e bares podem funcionar apenas com tele-entrega, sem atendimento ao público.

• Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados

• O comércio varejista de itens essenciais, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições – respeitando o distanciamento, uso de máscara e a lotação de 1 pessoa a cada 8m².

• Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

• Hotéis de beira de estrada 75% dos quartos e restaurante com 25% da lotação, demais hotéis 30% dos quartos.

• Locais públicos abertos, como parques, praças, devem ser utilizados somente para circulação. É proibida a permanência nesses locais.

• Missas e serviços religiosos de forma presencial estão proibidos.

• Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

Lembrando que, mesmo as atividades que permanecem com serviços parciais não podem funcionar entre as 20:00h e 5:00h.

 A fiscalização está sendo feita pela Vigilância Sanitária Municipal juntamente com a Brigada Militar. É provável que haja nova normativa na próxima segunda-feira, dia 8.

Boletim de vacinação

A Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida passou a publicar na última semana, um boletim informativo sobre a vacinação contra a Covid-19 no município. De acordo com Dimas Dandolini, o objetivo é manter a população informada sobre as ações que estão sendo realizadas na questão da imunização e também dar transparência ao processo.

Dimas salienta que o município tem recebido poucas doses, e que a prioridade inicial tem sido a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao combate do Covid-19, além de idosos que tenham 80 anos ou mais, ou ainda que estejam acamados.

O boletim, denominado de “vacinômetro”, será atualizado sempre as quintas-feiras e publicado nas redes sociais oficiais da prefeitura às sextas.

Atendimento na Unidade de Saúde

A Unidade de Saúde de Severiano de Almeida mantém seu atendimento entre 7h e 19h. No entanto, atendimentos eletivos estão suspensos. A Secretaria de Saúde pede que a população só procure a Unidade em casos de urgência ou emergência.

Atendimentos odontológicos precisam ser agendados, preferencialmente por telefone. Outro pedido é para evitar o uso do transporte de pacientes para outras cidades. Informações podem ser obtidas na Unidade de Saúde, através do telefone 3525-1219 ou por whatsapp, pelo número 99912-8390.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS