A manhã desta quarta-feira (20), foi de debate no estúdio Express S/A da Rádio Cultura, montado no Parque da ACCIE, para a cobertura da Frinape 2024. Representantes dos hospitais de Erechim falaram do atual momento da saúde na cidade e também projetaram os próximos passos para que a mesma siga em evolução, cuidando da saúde e não apenas tratando de doenças.
Estiveram no debate o diretor do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub, o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Leães e o diretor do Centro hospitalar Santa Mônica, Antônio Ernesto Todeschini. O diretor do Hospital de Caridade, Lasie Biolo, também participaria do debate, porém estava em viagem e não conseguiu chegar a tempo.
Um tema que chamou muito a atenção e que foi quase que uma unanimidade, Erechim já é um polo estadual de saúde, mesmo todos tendo ciência que ainda tem várias oportunidades de melhorias e evolução em vários temas, o parque instalado em nossa cidade já a torna uma referência para todo o estado.
Outro ponto de convergência é que como os recursos são finitos, eles precisam ter a melhor aplicação possível e isso também diz respeito aos usuários, que em muitos casos, utilizam do atendimento básico para agendar consultas e encaminhar exames, mas não comparecem, ou não retiram os exames para dar sequência ao tratamento. Isso foi evidenciado tanto na rede pública quanto na Unimed.
Acompanhe alguns dos pontos que cada um dos integrantes trouxe para o debate:
Rafael Ayub, diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha:
“Demandas de alta complexidade estão em nossa agenda, a hemodinâmica, que estamos buscando e a Cirurgia Neurológica, que já recebemos habilitação pelo estado há 15 dias.
Luiz Felipe Leães, presidente da Unimed Erechim:
“Precisamos trabalhar de forma inteligente para unir esforços e otimizar a nossa capacidade instalada”
Antônio Ernesto Todeschini, diretor do Centro Hospitalar Santa Mônica:
“O tema da hemodinâmica, por que Santa Rosa conseguiu e nós não? Possivelmente porque falhamos em alguns pontos e nisso nós precisamos melhorar.”