Saúde e Educação: Ações Conjuntas Contra o HPV e a Teníase-Cisticercose 

Atualmente, o Papilomavírus Humano (HPV) se destaca como a infecção sexualmente transmissível (IST) mais prevalente no mundo inteiro, representando um desafio significativo para a saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que entre 9 e 10 milhões de pessoas no Brasil estejam infectadas pelo HPV, com 700 mil novos casos surgindo anualmente. Este vírus é particularmente preocupante devido à sua associação com o câncer de colo de útero, responsável por um grande número de óbitos entre as mulheres – 340 mil mortes anuais -, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023).

Diante desse cenário, a propagação de informações sobre o Papilomavírus Humano tornou-se indispensável, especialmente entre os jovens. Dessa forma, os alunos do terceiro período do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim), em paralelo com as disciplinas de Imersão SUS – Saúde da Família, Microbiologia Básica e Parasitologia Básica, realizaram, no dia 28 de maio, uma ação pedagógica, proveniente da curricularização da extensão, que foi aplicada nas turmas de 8º e 9º anos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Othelo Rosa, localizada no Bairro Presidente Vargas. A atividade envolveu uma palestra informativa, abordando aspectos como formas de transmissão, desenvolvimento da infecção, complicações, tratamento, vacinação e prevenção e uma dinâmica recreativa, com perguntas de verdadeiro ou falso, na qual os alunos utilizaram placas para indicar suas respostas.

Simultaneamente às ações contra o HPV, outra importante intervenção educativa foi realizada para combater as verminoses, especialmente a teníase e a cisticercose, causadas pela Taenia solium e Taenia saginata. Novamente na EMEF Othelo Rosa, foi realizado um teatro interativo para crianças do segundo ao terceiro ano, que abordou, de maneira lúdica, transmissão, sintomas e prevenção da teníase e cisticercose, destacando a importância do consumo de carnes bem cozidas, da lavagem correta das verduras, da higiene pessoal e do saneamento básico. Além disso, frisou-se a gravidade da cisticercose, originária da ingestão de ovos de Taenia, que pode gerar lesões cardíacas, neurológicas, oculares e musculares.

Por último, foram enviados “cards” referentes a ambos os temas aos pais dos alunos, com o intuito de fixar e disseminar as informações abordadas, principalmente os métodos de prevenção. Segundo os alunos, espera-se, por meio dessas iniciativas, que a conscientização sobre o HPV e as verminoses entre jovens e crianças possa ter um impacto duradouro na saúde pública, reduzindo a incidência de infecções e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

As iniciativas foram desenvolvidas pelos acadêmicos Ana Carolina P. Spenassatto, Bruna C. Jacobs, Gabriel T. Bortoli, Júlia Martello, Luiza Trevisan, Milena Christine Polli, Samuel Bortolanza e Pedro H. Bigaton.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS